Vaticano, 18 de set de 2018 às 20:00
O Secretário para as Relações com os Estados da Santa Sé, Dom Paul Richard Gallagher, reiterou o apelo do Vaticano aos países do mundo a fim de que colaborem no desarmamento nuclear e desenvolvam o uso pacífico das tecnologias nucleares principalmente em benefício dos estados mais pobres.
Durante a 62ª Conferência Internacional da Agência Internacional para Energia Atômica (AIEA, na sigla em inglês), Dom Gallagher disse que “a Santa Sé apela a todos os líderes e nações a trabalhar pelos objetivos comuns de promover a não proliferação e o desarmamento nuclear”.
O Prelado indicou que o Vaticano encoraja “o desenvolvimento e o uso pacífico das tecnologias nucleares e o desenvolvimento humano integral, especialmente nos países mais pobres”.
“A busca de tais objetivos contribuirá grandemente para uma paz verdadeira e duradoura”, assegurou.
Dom Gallagher destacou que “a Santa Sé agradece e apoia as muitas contribuições da AIEA para a não proliferação e para o desarmamento nuclear, bem como para o desenvolvimento e a utilização segura, protegida e pacífica das tecnologias nucleares”.
O Vaticano, acrescentou, apoia “os constantes e pacientes esforços da comunidade internacional para retomar as negociações relacionadas ao programa nuclear da República popular democrática da Coreia (Coreia do Norte)”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Não há uma solução militar para esta ameaça”, advertiu.
Depois de assinalar que para o Vaticano as armas nucleares “são armas de destruição em massa e ambiental”, Dom Gallagher reiterou “a urgente necessidade de uma ética moderna global da responsabilidade, da solidariedade e da segurança cooperativa, que deve ocupar o lugar dos velhos modos de pensar, muitas vezes guiados por interesses próprios e pela desconfiança”.
“Devemos reconhecer que a nossa paz e segurança dependem, em última análise, da paz e segurança dos outros”, disse.
Confira também:
Bispo japonês lançou esta mensagem no 73º aniversário da bomba atômica sobre Hiroshima https://t.co/yW2B8qyD1k
— ACI Digital (@acidigital) 7 de agosto de 2018