Vaticano, 26 de out de 2018 às 11:00
Uma delegação de jovens panamenhos entregou ao Papa Francisco a mochila do peregrino da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Panamá 2019 e vários artigos religiosos, durante um encontro realizado em Roma na terça-feira, 23 de outubro.
O Santo Padre recebeu estes presentes das mãos de quatro jovens panamenhos do Comitê Organizador Local (COL), junto com o Arcebispo do Panamá, Dom José Domingo Ulloa Mendieta, e Yithzak González, Secretário da Pastoral Juvenil Nacional do Panamá.
Os presentes foram entregues no final da apresentação do projeto "A sabedoria do tempo".
? Una representación de los jóvenes del Comité Organizador Local de la JMJ #Panama2019 ??, entregaron al @Pontifex_es artículos religiosos de la JMJ y la Mochila del Kit Peregrino ?. El Papa agradecido los invitó a "Hacer Lío". ➡️ Próximamente conocerán los artículos ??❤️??. pic.twitter.com/tTnwrh6zlb
— JMJ Panamá 2019 (@jmj_es) 24 de outubro de 2018
“Os quatro jovens representam os milhares de jovens que, através do voluntariado no Comitê Organizador Local, assumiram o desafio de participar com profissionalismo, mas especialmente com uma perspectiva de serviço para que os peregrinos que venham e aqueles que não possam vir, tenham uma experiência de Igreja próxima e disposta a dialogar”, disse ao Grupo ACI Nelson Muñoz, um jovem que realizou seu sonho de ver o Papa.
Entregaram vários objetos ao Pontífice, entre os quais uma bandeira panamenha pintada pelos jovens das periferias do país e que costumam vender para arrecadar fundos, assim como um denário e um pequeno sino com a logo da JMJ.
Nelson contou que o Pontífice também lhe entregou um presente inestimável: "Um olhar cheio de paz, esperança e juventude. Ele nos mostrou um grande sorriso e dedicou alguns minutos para nos conhecer, escutar-nos e nos recordou que devemos seguir ‘fazendo bagunça’”.
"Ah! E depois de tudo isso, o Santo Padre entrou no carro, abriu a janela, levantou a sua mão e se despediu de nós", disse o jovem.
Ian Lara, outra jovem que participou deste encontro, disse que Francisco é "extremamente simples" e "muito humilde".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
"Consegui dar de presente para ele um artigo religioso da JMJ e ele o abriu e agradeceu", contou.
A voluntária Yatsury Sáez descreveu o momento como uma bênção e destacou o "olhar amoroso" do Papa.
Finalmente, Inés Escudero sentiu gratidão e recordou neste momento "todos os jovens que dizem 'sim' para servir". "Eu comprovei que através do seu olhar de paz e ternura, e do seu sorriso, Deus nos recarrega e mantém a nossa esperança viva. Definitivamente esta experiência é a voz de Deus dizendo não parem de sonhar".
Expectativas da JMJ Panamá 2019
Nelson, que está em Roma durante o Sínodo dos Bispos sobre os jovens, assegurou que os frutos desta reunião serão refletidos na JMJ Panamá 2019.
"Nós, jovens, procuramos uma Igreja jovem e próxima, e a Jornada Mundial da Juventude se converte em um ponto de encontro para a escuta e o diálogo, para fazer uma bagunça, para reanimar os corações daqueles que já vivem uma experiência de fé e para impactar através do nosso exemplo os corações das pessoas que estão nas periferias, daqueles que estão distantes ou desanimados", comentou.
Mais informações sobre a JMJ em www.panama2019.pa.
Confira também:
Venezuela acolherá símbolos da JMJ Panamá 2019 em novembro https://t.co/kOTZhNfntp
— ACI Digital (@acidigital) 21 de outubro de 2018