FLORIANÓPOLIS, 30 de nov de 2018 às 12:30
A Arquidiocese de Florianópolis (SC) viveu um dia especial no último domingo, 25 de novembro, quando, além de celebrar a Solenidade de Cristo Rei e o dia da padroeira do estado, Santa Catarina de Alexandria, teve a alegria de dar início ao processo de beatificação do jovem promotor de Justiça Marcelo Henrique Câmara, o Marcelinho.
“É com muita alegria que, como bispo, acolho este pedido e convido a todos para rezarmos para que, de fato, em breve possamos ter o nosso santo nascido aqui na nossa ilha e intercedendo pelas nossas necessidades. Isso nós temos certeza que ele já o faz”, declarou o Arcebispo de Florianópolis, Dom Wilson Tadeu Jönck.
O pedido de abertura do processo de beatificação foi apresentado ao final da celebração pelo postulador da causa, o vigário-geral Pe. Vitor Galdino Feller, e pela vice-postuladora, Maria Zoê Bellani Lyra Espindola, autora da biografia de Marcelinho.
Durante sua homilia, o Arcebispo fez referência à Solenidade de Cristo Rei, lembrando que o Reino instaurado por Jesus é “o amor, o perdão, a verdade, e Cristo é a verdade”. Para o Prelado, o jovem Marcelo Câmara é um exemplo de leigo que encontrou essa mensagem.
“Um dia ele também descobriu este Cristo do Evangelho e o testemunho na universidade, em todo ambiente da Justiça, com alegria entre os jovens da Arquidiocese. Na vida de um santo, o que importa é que ele manifeste a presença e a ação de Deus”, assinalou.
Quem foi Marcelo Câmara?
O jovem leigo Marcelo Henrique Câmara era uma promotor de Justiça, membro do Opus Dei, que faleceu aos 28 anos, em 2008, devido a um câncer.
Conforme indica uma breve biografia sua publicada no site do Opus Dei, o jovem nasceu em 26 de junho de 1979, em Florianópolis (SC). Formou-se em Direito e foi promotor de Justiça no estado catarinense por um pequeno período.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Fez parte do Movimento de Emaús, que atua na evangelização da juventude, onde recebeu a “graça de uma profunda conversão”. Em abril de 2006, pediu admissão como Supernumerário do Opus Dei.
“Passou a viver o espírito da Obra de maneira exemplar e fez um amplo apostolado com seus amigos e conhecidos”, indica a biografia, ressaltando que “a sua união com Deus fez com que recebesse serenamente a notícia de que estava com câncer, em 2004”.
Submeteu-se ao longo tratamento e veio a falecer em 20 de março de 2008, uma Quinta-feira Santa.
Para mais informações sobre Marcelo Câmara e seu processo de beatificação, é possível acessar o site oficial: marcelocamara.org.br.
Confira também:
Arcebispo autoriza abertura de processo de beatificação de Pe. Léo https://t.co/vcwv7uXwFU
— ACI Digital (@acidigital) 26 de setembro de 2017