Illinois, 9 de dez de 2018 às 06:00
Uma estátua do Templo Satânico foi colocada entra uma árvore de Natal e um menorá na capital do estado de Illinois, nos Estados Unidos, a poucos dias da celebração do nascimento de Cristo.
A exibição mostra uma maçã sustentada por um braço rodeado por uma serpente, com a frase “o conhecimento é o maior presente” escrito na frente da base negra. A estátua satânica foi instalada na rotunda da sede do congresso local em Springfield.
Snaketivity' display by Satanic Temple installed at Illinois Capitol rotunda for holiday season https://t.co/xyO1EGmGp2 #culture #nation Strange days. pic.twitter.com/VMZv8Jj9Hm
— Douglas Ernst (@douglasernst) 5 de dezembro de 2018
Os organizadores disseram que o objetivo da mostra é “já não permitir que uma perspectiva religiosa domine o discurso na rotunda do Capitólio do Estado de Illinois durante esta temporada”.
Perto da apresentação, o governo local deixou uma explicação para o público na qual afirma que “a Primeira Emenda da Constituição dos Estados Unidos exige que o estado de Illinois permita exibições públicas e temporárias na capital do estado, sempre que estas exibições não sejam pagas com dólares dos contribuintes”.
Nesse sentido, já que o primeira andar da Rotunda do Capitólio é um lugar público, os oficiais estatais legalmente não podem censurar o conteúdo da mensagem escrita nem da exibição.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O Templo Satânico em Chicago realizou uma campanha em GoFundMe e a chamou “Snaketivity”, da união de “snake” (serpente) e “nativity” (Natal). O projeto já superou sua meta de 1.500 dólares e o excedente arrecadado será doado à organização satânica.
O Templo Satânico foi fundado em 2012 em Salem, Massachusetts. O grupo se descreve como não teísta e não acredita em um Satanás literal. Em seu site, a organização diz que seu objetivo é “exercer um agnosticismo razoável em todas as coisas”.
Entretanto, não é a primeira vez que esta organização realiza uma campanha semelhante. Em 2015, propuseram uma exposição no estado de Oklahoma. Pouco depois, um tribunal ordenou a eliminação de um monumento dos Dez Mandamentos nos terrenos do capitólio, e o pedido pelo templo foi retirado.
Confira também:
Três ex-satanistas regressam à Igreja Católica e contam sua história https://t.co/CXeaxQEaGv
— ACI Digital (@acidigital) 13 de março de 2018