LA PAZ, 8 de jan de 2019 às 12:00
Um sacerdote de 78 anos ficou gravemente ferido após ser apunhalado por um grupo de marginais que tentou roubar a oferta de domingo recolhida em sua paróquia na cidade de Trinidad (Bolívia).
O crime ocorreu por volta das 23h35 de domingo, 6 de janeiro, na paróquia da Santa Cruz, Vicariato Apostólico de Beni.
A vítima é Pe. Adan Bravo, mais conhecido como Padre Tory. Ele é sacerdote há 50 anos e é o primeiro presbítero diocesano do Vicariato de Beni. Além de ser responsável pela paróquia da Santa Cruz, é responsável pelo Santuário de Loreto, do mesmo departamento.
"Eles queriam pegar a oferta recolhida no domingo. Entraram três pessoas e uma apunhalou o sacerdote com uma faca de serra na barriga", relatou Reynaldo Leigue Ortiz, sacristão da paróquia, ao jornal nacional El Deber.
Acredita-se que os marginais tenham entrado na igreja depois de quebrar o vidro da porta principal, conseguindo assim abrir a maçaneta por dentro.
De acordo com o relatório policial, a primeira pessoa a entrar na igreja foi Luis Javier Cuéllar Coimbra, de 21 anos, e após 10 minutos de sua entrada na igreja começou a se escutar gritos de socorro.
Como indicado, o sacerdote foi apunhalado porque resistiu ao roubo e os impediu de levar o dinheiro.
"Os vizinhos se aproximaram das janelas da paróquia e ouviram barulho de movimento nas cadeiras. Pe. Adan Bravo Mendoza conseguiu acender a luz e o viram sangrando na região do abdômen. E também conseguiram ver o sujeito que cometeu o delito, Javier Cuéllar, que saiu tranquilamente da igreja pela porta principal", diz o relatório, de acordo com informações fornecidas ao Grupo ACI por Romyta Suáarez, jornalista do Vicariato Apostólico de Beni.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Acrescenta que os vizinhos pediram ajuda e o sujeito fugiu, mas "a dois quarteirões de distância, na altura da avenida Bolívar, foi detido por populares".
Apuñalaron al P. Adan Bravo, de 78 años, en un intento de asalto a su parroquia en #Bolivia el domingo 6 de enero. Gracias a Dios fue intervenido a tiempo y se encuentra en buenas condiciones @aciprensa . ? Romyta Suárez - Vicariato Apostólico del Beni pic.twitter.com/YgMFmGNDsF
— Bárbara Bustamante (@BarbarabustS) 7 de janeiro de 2019
Pe. Bravo foi levado imediatamente ao Hospital Obrero, onde foi operado para evitar que se desenvolvesse uma infecção interna por causa da perfuração que atingiu o intestino grosso.
A intervenção teve sucesso e informaram que a sacerdote permanece no hospital em boas condições e em repouso, acompanhado por familiares e amigos.
Confira também:
Sacerdote que foi sequestrado na véspera de Natal: A oração nos salvou! https://t.co/1Xcs9ONkyH
— ACI Digital (@acidigital) 7 de janeiro de 2019