PANAMÁ, 23 de jan de 2019 às 13:00
Em sua visita ao Panamá por ocasião da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), no dia 26 de janeiro, o Papa Francisco consagrará a Catedral Basílica de Santa Maria la Antigua, a qual passou por um processo de restauração realizado por portugueses, os quais descobriram uma importante pintura no templo.
A empresa portuguesa Dalmática, especializada em conservação e restauração de patrimônio, ficou responsável, inicialmente, pela restauro do retábulo-mor da Catedral, trabalho para o qual designou 20 técnicos.
Entretanto, em informações enviadas à Agência Ecclesia, do episcopado português, a empresa assinalou que o que “mais notabilizou” a passagem de seus técnicos pela Catedral do Panamá foi “a descoberta” de uma “enorme pintura mural com 20 metros de altura e 10 de largura”.
Esta pintura mural tem “cerca de 250 anos de existência” e é a “primeira expressão artística” do templo. A empresa também foi responsável pela “intervenção de conservação do afresco”.
Por fim, o trabalho de restauração realizado pelos portugueses acabou incluindo ainda duas pinturas sobre tela, duas pias de água benta, um retábulo lateral e um monumento funerário.
Depois de dois anos de trabalhos de restauro a igreja foi entregue pelo Governo panamense à Igreja Católica, em novembro de 2018.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Em declarações à Agência Ecclesia, a embaixadora do Panamá em Portugal, Ilka Varela de Barés, assinalou que “é uma grande honra para os portugueses saber que a nossa basílica, a nossa catedral basílica, foi restaurada pela Dalmática”.
Por sua vez, o guardião das igrejas do Bairro Antigo do Panamá, Pe. Javier Mañas García, assinalou em entrevista ao Grupo ACI em outubro de 2018 que “este templo é muito importante” para os panamenhos, “porque é a mãe da Igreja local e porque é a primeira catedral e arquidiocese do continente”.
A origem da Catedral de Santa Maria la Antigua remonta a 1673, quando foram construídas as primeiras estruturas de madeira, pouco tempo depois da fundação da Cidade do Panamá. Entretanto, só em 1688 a catedral começou a ser construída oficialmente. A sua construção demorou 108 anos e foi finalizada em 1796.
Confira também:
Esta é a catedral que o Papa Francisco consagrará na JMJ Panamá 2019 https://t.co/ANGA98R6xn
— ACI Digital (@acidigital) 29 de outubro de 2018