Vaticano, 19 de mar de 2019 às 08:00
Nesta terça-feira, 19 de março, comemora-se o 6º aniversário do início do pontificado do Papa Francisco. Por isso, recordaremos 10 momentos inesquecíveis que marcaram este tempo.
1. A eleição do Papa "do fim do mundo"
Na noite de 13 de março de 2013, o Papa Francisco foi até a sacada da Praça São Pedro e dirigiu algumas palavras aos milhares de fiéis presentes: "Vocês sabem que o dever do Conclave era dar um Bispo a Roma. Parece que os meus irmãos cardeais foram buscá-lo quase ao fim do mundo? Eis-me aqui!".
Essa foi a primeira vez que Francisco pediu aos fiéis que rezassem por ele, um pedido que faz em todos os encontros que realiza.
2. Jornada Mundial da Juventude Rio 2013
Em agosto de 2013, o Papa Francisco viajou ao Brasil para presidir a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio 2013, onde mais de três milhões de fiéis participaram das principais atividades na Praia de Copacabana.
No local, e com seu estilo já tradicional, incentivou os jovens a "jogarem no time" do Senhor; e exortou-os a terem como centro de suas vidas as orações, sacramentos e a ajuda aos demais.
3. Canonização de João Paulo II e João XXIII
Em 27 de abril de 2014, com a presença do Papa Emérito Bento XVI, o Papa Francisco canonizou dois pontífices: São João XXIII e São João Paulo II.
A ocasião, considerada histórica, reuniu quatro Papas da Igreja Católica.
4. A Missa mais multitudinária da história
O Papa Francisco visitou as Filipinas em janeiro de 2015. Entre os vários atos que presidiu, esteve uma missa multitudinária no Parque Rizal, em Manila, que, segundo dados oficiais, teve a participação de 6 a 7 milhões de pessoas.
O Papa Francisco faz história! Mas de 6 milhões presentes na Missa campal em Manila http://t.co/hWI1OmMiav
— ACI Digital (@acidigital) 18 de janeiro de 2015
5. Viagem a Cuba
O Papa Francisco se tornou, em setembro de 2015, o terceiro Pontífice a visitar a ilha, depois de Bento XVI e São João Paulo II.
Ele se encontrou separadamente com Raúl e Fidel Castro; e também se tornou o primeiro Papa a celebrar a Missa no Santuário de Nossa Senhora da Caridade do Cobre, Padroeira de Cuba.
Neste lugar, o Santo Padre exortou todos a fazerem parte da "revolução da ternura".
http://t.co/1ABI7tMrjT
— ACI Digital (@acidigital) 22 de setembro de 2015
Papa Francisco desafia Cuba a viver a “revolução da ternura” como a Virgem Maria pic.twitter.com/vfHku23NHs
6. Encontro Mundial das Famílias na Irlanda, 2018
Em agosto de 2018, o Papa Francisco viajou para Dublin (Irlanda) para presidir o Encontro Mundial das Famílias.
Entre as suas mensagens, o Santo Padre destacou que a família é "um lugar privilegiado e um meio importante" para divulgar o Evangelho e encorajou os pais a batizarem as crianças desde pequenas.
Além disso, reconheceu "o grave escândalo" dos abusos sexuais ocorridos também na Irlanda e o "fracasso das autoridades eclesiásticas" no momento de "lidar adequadamente com esses crimes". Por esta razão, pediu perdão diante da imagem de Nossa Senhora dentro do Santuário de Knock.
Papa implora “o perdão de Deus” no santuário de Knock pelos casos de abusos https://t.co/06TjqbbN0A
— ACI Digital (@acidigital) 26 de agosto de 2018
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
7. O Ano da Misericórdia
Sem dúvida, a Misericórdia de Deus é um dos grandes temas do pontificado do Papa Francisco.
Em 8 de dezembro de 2015, proclamou o Ano da Misericórdia com a abertura da Porta Santa na Catedral de Bangui, na República Centro-Africana, primeira vez que um pontífice inicia um jubileu fora de Roma.
Durante esse ano, que terminou em novembro de 2016, Francisco também estabeleceu a chamada Sexta-Feira da Misericórdia, uma tradição na qual o Papa visita de surpresa os mais necessitados ou pessoas que possam se sentir longe da Igreja.
9 momentos inesquecíveis do Jubileu da Misericórdia https://t.co/mfk2VuLsXH
— ACI Digital (@acidigital) 18 de novembro de 2016
8. Visita a Fátima pelos 100 anos das aparições da Virgem
Em 2017, o Santo Padre viajou a Fátima (Portugal) para celebrar o centenário das aparições de Nossa Senhora aos pastorzinhos Francisco, Jacinta e Lúcia.
Em 13 de maio, exatamente 100 anos depois da primeira das aparições, o Papa canonizou Francisco e Jacinta.
Nessa ocasião, o Papa encorajou os fiéis a pedirem a "proteção de Maria" para serem, "no mundo, sentinelas da madrugada que sabem contemplar o verdadeiro rosto de Jesus Salvador, aquele que brilha na Páscoa, e descobrir novamente o rosto jovem e belo da Igreja, que brilha quando é missionária, acolhedora, livre, fiel, pobre de meios e rica no amor".
9. Exortação Apostólica Amoris Laetitia
Em 8 de abril de 2016, a Sala de Imprensa da Santa Sé publicou a exortação apostólica pós-sinodal do Papa, intitulada Amoris Laetitia, sobre o amor na família.
O texto é o resultado das reflexões do Santo Padre a partir dos Sínodos dos Bispos sobre a Família realizados no Vaticano em 2014 e 2015.
Embora a publicação do texto e sua posterior aplicação tenha gerado polêmica, especialmente sobre o acesso à comunhão para os divorciados em nova união; os bispos destacaram a necessidade de promover uma pastoral que ajude o matrimônio e os casais em situações irregulares, para acompanhá-los em seu caminho de vida cristã e para não excluí-los da vida da Igreja.
Publicada esperada exortação apostólica pós-sinodal Amoris Laetitia do Papa Francisco https://t.co/xrmxsi3T32
— ACI Digital (@acidigital) 8 de abril de 2016
10. Viagem histórica aos Emirados Árabes
O Papa Francisco visitou os Emirados Árabes Unidos entre 3 e 5 de fevereiro de 2019, um encontro considerado histórico por causa do envolvimento do Pontífice nos diferentes processos de paz e reconciliação no mundo.
Nesta ocasião, assinou junto com o Grão-Imã de Al-Azhar, a máxima autoridade religiosa muçulmana sunita, uma ‘Declaração Conjunta sobre a fraternidade humana', “um gesto profético e corajoso do qual seguramente já estamos recolhendo frutos, mas do qual também recolheremos no futuro”, expressou Alessandro Gisotti, Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé.
A dureza da guerra não pode ser subestimada, afirma Papa Francisco a líderes religiosos https://t.co/n0J3PLiY18
— ACI Digital (@acidigital) 4 de fevereiro de 2019
Confira também:
Estes são os marcos do Pontificado de Francisco segundo Alessandro Gisotti https://t.co/XCBplky0Ry
— ACI Digital (@acidigital) 12 de março de 2019