MADRI, 4 de ago de 2005 às 14:22
A Conferência Episcopal Espanhola (CEE) deu a conhecer o programa de encontros, oficinas e catequeses que farão 17 bispos e cardeais espanhóis em diferentes cidades alemãs entre 17 e 18 de agosto no marco da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Colônia 2005.
O programa dado a conhecer até o momento pela CEE, começará com as catequeses a cargo dos pastores espanhóis que serão ministradas simultaneamente em cidades como Colônia, Düsseldorf, Bonn, Bergisch Gladbach, Wuppertal e Leverkusen, entre outras.
Durante a manhã da quarta-feira 17, uma dúzia de bispos ministrarão a catequese “Procurar a verdade, sentido profundo da existência humana. ‘Onde está o Rei dos judeus que nasceu? Viemos adorá-lo’ (MT. 2,2)”.
Na quinta-feira 18 de agosto, dez bispos oferecerão a palestra titulada “Encontrar-se com Cristo na Eucaristia. ‘Viram o menino com María sua mãe, e prostrando-se ante Ele o adoraram’ (Mt. 2,11)”.
Ao dia seguinte, sexta-feira 19, nove prelados ministrarão em seis cidades diversas a catequese “Viver no mundo como verdadeiro adorador de Deus. ‘retornaram a seu país por outro caminho’ (Mt. 2,12)”. A vigésima edição da JMJ, convocada pelo Papa João Paulo II na qual estará presente Bento XVI, leva por título “Viemos adorá-lo”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Esse mesmo dia, em horas da tarde, se realizará o “Encontro dos Jovens espanhóis com todos os Bispos” no Hardtberghalle, na cidade de Bonn.
Do mesmo modo, durante a JMJ os jovens poderão participar de diversas oficinas entre as que destaca a de animação missionária "A Palavra, o Pão, o Mundo" que se realizará em Colônia na tarde da quarta-feira 17.
Esse mesmo dia, enquanto que em Bonn alguns jovens poderão assistir a uma oficina sobre “O Beato Rafael, modelo da juventude", outros poderão assistir em Düsseldorf à oficina da Juventude Franciscana.
As catequeses estarão a cargo dos cardeais Antonio María Rouco e Carlos Amigo, Arcebispos de Madri e Sevilha respectivamente, os arcebispos Lluis Martínez Sistach (Barcelona), Antonio Cañizares (Toledo), Agustín García-Gasco (Valência), Carlos Osoro (Oviedo), Julián Bairro (Santiago da Compostela), Braulio Rodríguez Plaza (Valladoli), Fernando Sebastián (Pamplona e Tudela), Jaume Pujol (Tarragona), Manuel Ureña (Zaragoza) e Francisco Javier Martínez (Granada).
Os bispos que ministrarão catequeses serão Ricardo Blázquez (Bilbao), Juan Antonio Reig Plá (Segorbe-Castellón), Josep Anjo Saiz (Terrassa) e César Augusto Franco Martínez e Eugenio Romero Pose, estes dois últimos, bispos auxiliares de Madri.