Cidade do México, 3 de mai de 2019 às 15:30
A Igreja no México terá uma nova beata no sábado, 4 de maio, graças à aprovação por parte do Papa Francisco da promulgação do decreto que reconhece o milagre atribuído à intercessão de Concepción Cabrera de Armida Arias, mãe de família, cofundadora da Congregação dos Missionários do Espírito Santo e fundadora de outros quatro grupos religiosos.
De acordo com o Sistema de Informação da Arquidiocese do México (SIAME), Pe. Daniel Rivera, Superior Geral dos Missionários do Espírito Santo, assinalou que após o anúncio em 9 de junho de 2018 pela Santa Sé, foram traçados três objetivos até a cerimônia de beatificação.
O primeiro é divulgar a vida da futura beata e apresentá-la como modelo de santidade, como leiga, mãe de família e comprometida com a Igreja.
O segundo objetivo é destacar que a beatificação leva implícita a validação e vigência da espiritualidade das Obras da Cruz; e o terceiro é divulgar estas obras que ao longo dos anos se multiplicaram, sendo atualmente 18 instituições.
Nesse sentido, serão organizadas diversas atividades que acontecerão neste dia 4 de maio na Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe.
Sua vida
Concepción Cabrera de Armida nasceu em 8 de dezembro de 1862 em San Luis Potosí (México). Filha de uma família rica, era chamada carinhosamente por parentes e amigos de “Conchita” e cresceu muito unida a Jesus Eucaristia.
Em 8 de novembro de 1884, casou-se com Francisco Armida García, natural de Monterrey. Tiveram nove filhos.
Seus biógrafos apontam que um fato que marcou seu itinerário espiritual foi a visão que teve da Cruz do Apostolado enquanto rezava na igreja da Companhia de Jesus em San Luis Potosí.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Em 17 de setembro de 1901, seu marido faleceu. No entanto, ela lutou para que seus filhos seguissem adiante, confiando em Deus e seguindo o exemplo da Virgem Maria.
A futura beata fundou o Apostolado da Cruz em 1894, as Religiosas da Cruz do Sagrado Coração de Jesus em 1897, a Aliança de Amor com o Sagrado Coração de Jesus em 1909 e a Fraternidade de Cristo Sacerdote em 1912.
Mais tarde, conheceu Pe. Félix Rougier Olanier e assumiu a tarefa de dar origem à Congregação dos Missionários do Espírito Santo em 1914, em plena perseguição religiosa no México.
Fundada as cinco Obras da Cruz, Concepción Cabrera de Armida Conchita seguiu em frente e durante o governo de Plutarco Elías Calles refugiou vários sacerdotes perseguidos.
Um deles foi Dom Ramón Ibarra y González, primeiro Arcebispo de Puebla e grande amigo das Obras da Cruz.
Finalmente, Concepción Cabrera de Armida morreu em 3 de março de 1937 na Cidade do México. Em 1999, foi declarada Venerável por São João Paulo II.
Confira também:
Igreja proclamará um novo santo e seis novos beatos https://t.co/4BanAf0LGc
— ACI Digital (@acidigital) June 11, 2018