CARACAS, 15 de mai de 2019 às 13:00
A Conferência Episcopal da Venezuela (CEV) reiterou sua preocupação com a grave crise que afeta o país, assegurando que se mantêm sempre “em defesa do povo”.
Através de um vídeo publicado em sua conta oficial no YouTube, a CEV recordou que os bispos "levantaram suas vozes para denunciar e repudiar as injustiças que dia a dia prejudicam toda a nação, assim como também a onda de violência que começou entre a população”.
"Em meio às condições adversas que o país experimenta e o alto risco vivido pelos cidadãos nos últimos anos, o episcopado venezuelano se manteve em defesa do povo diante de tantos acontecimentos que o fazem sofrer”, expressaram.
Nas primeiras cenas, podem ser vistos os protestos e a violência devido à repressão militar da GNB (Guarda Nacional Bolivariana), atos que são rejeitados pela Igreja Católica na Venezuela.
Além disso, o vídeo mostra a situação de extrema fome que a população está vivendo. "Olha o que jogam fora no lixo, daqui é que nós comemos", diz uma mulher venezuelana, enquanto procuram e pegam um pouco de "alimento" do lixo.
Em seguida, a CEV reitera seu compromisso de acompanhar solidariamente o povo venezuelano, em particular os mais pobres e excluídos.
"A Igreja nos ajuda bastante. Estou agradecido com Deus, em primeiro lugar, e com as pessoas que são responsáveis por este trabalho que é feito aqui", expressou um jovem na Casa da Misericórdia, o projeto da Cáritas Venezuela, que visa proporcionar o acesso à alimentação e à saúde às pessoas em situação vulnerável.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A precariedade da situação traz como consequência que os cidadãos venezuelanos se abasteçam com água de poços, reservatórios, etc., sem saberem se é água potável ou adequada para consumo humano. "Temos crianças pequenas e não temos sequer uma gota de água para dar-lhes", comenta uma mãe venezuelana.
Uma das situações mais críticas ocorre por causa dos cortes de energia, onde pacientes e doentes são afetados, e inclusive, perdem a vida por causa da falha nos equipamentos médicos.
Diante desta crise, a Igreja na Venezuela "anima e dá esperança aos cidadãos, fiéis e a todos os homens e mulheres de boa vontade".
"Unindo esforços para buscar uma solução pacífica para a saída dos conflitos existentes. Venezuela! Vive e caminha com Jesus Cristo, Senhor da história!", asseguraram os bispos.
Confira também:
Guarda Nacional de Maduro ataca igreja durante Missa na Venezuela https://t.co/yGLkY80Hlm
— ACI Digital (@acidigital) May 2, 2019