Roma, 28 de jun de 2019 às 14:40
Em uma entrevista recente, o Papa Emérito Bento XVI afirmou que "o Papa é um só, Francisco", e ressaltou que a unidade da Igreja sempre prevaleceu sobre as lutas internas.
Na entrevista, publicada pelo jornal italiano ‘Corriere Della Sera’, nesta sexta-feira, 28 de junho, Bento XVI disse que "a unidade da Igreja está sempre em perigo, há séculos".
"Foi assim em toda a sua história. Guerras, conflitos internos, ameaças de cismas", acrescentou.
No entanto, ressaltou, "sempre prevaleceu a consciência de que a Igreja é e deve ficar unida".
A entrevista foi realizada pelo jornalista italiano Massimo Franco, em 23 de junho, mas apenas algumas citações diretas foram publicadas em seu artigo de cinco páginas sobre o encontro.
Franco disse que, "quando a história desses anos secretos" do Papa Emérito Bento XVI for escrita, "não será possível ignorar os cardeais e bispos altamente reservados que vieram à sua porta em busca de alívio, e expressando suas críticas e sua perplexidade em relação ao atual pontificado".
As preocupações expressas pelo jornalista italiano foram recebidas com respostas claras do Papa Emérito, por isso assinalou que "a obsessão de Bento pela unidade da Igreja... é mais aguda do que nunca".
Em fevereiro de 2013, Bento XVI surpreendeu o mundo com o anúncio de sua renúncia, feito em latim. O atual Papa Emérito indicou como razões a sua idade avançada e a falta de força para o exercício do cargo.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Bento XVI foi o primeiro pontífice romano a renunciar ao cargo em quase 600 anos.
Desde então, tem levado uma vida de oração após a eleição do Papa Francisco, encontrando-se em algumas ocasiões com seu sucessor.
Segundo Franco, Bento XVI disse suave e lentamente que "a Itália sempre foi um país lindo, mas um pouco caótico". O jornalista também ressaltou que, apesar de seus 92 anos, o Pontífice Emérito mostra "uma invejável velocidade de pensamento".
Em 29 de junho, se celebrará 68 anos da ordenação sacerdotal de Bento XVI. O Papa Emérito planeja passar o verão pacificamente com a visita habitual de seu irmão, Georg, e algumas reuniões privadas com convidados para o café da manhã ou para o almoço, de acordo com ACI Stampa, agência em italiano do Grupo ACI.
Confira também:
Vaticano se pronuncia sobre saúde de Bento XVI https://t.co/L4PsE4FB3N
— ACI Digital (@acidigital) June 18, 2019