Vaticano, 11 de jul de 2019 às 08:43
O Vaticano expressou sua tristeza pela notícia da morte de Vincent Lambert e lembrou, diante deste doloroso caso, que o Papa Francisco exorta a defender a vida "desde o início até seu fim natural".
"Recebemos com pesar a notícia da morte de Vincent Lambert. Rezamos a fim de que o Senhor o acolha em sua Casa", disse o diretor interino da Sala de Imprensa, Alessandro Gisotti.
O porta-voz assinalou que, no Vaticano, "expressamos proximidade a seus entes queridos e a todos aqueles que, até o último momento, se empenharam em assisti-lo com amor e dedicação".
Assim, Gisotti lembrou as palavras do Papa Francisco quando se referiu a este "caso doloroso", quando o Santo Padre destacou que "Deus é o único dono da vida do início até o fim natural e é nosso dever protegê-la sempre e não ceder à cultura do descarte", disse o Pontífice.
Além disso, o Papa Francisco pediu orações "por aqueles que vivem em estado de grave enfermidade". Assim assinalou o Papa em 20 de maio, em uma mensagem de sua conta oficial no Twitter @Pontifex.
Rezemos por aqueles que vivem em estado de grave enfermidade. Protejamos sempre a vida, dom de Deus, desde o início até a morte natural. Não cedamos à cultura do descarte.
— Papa Francisco (@Pontifex_pt) May 20, 2019
O Papa Francisco fez esta publicação no mesmo dia em que os médicos do hospital de Chu em Reims (França) retiraram a alimentação e a hidratação de Vincent Lambert, o qual ficou tetraplégico em 2008 e que precisava destes cuidados para não morrer.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Durante o seu pontificado, Francisco denunciou em várias ocasiões "a cultura de descarte" dos mais fracos da sociedade, não apenas os pobres e os migrantes, mas também os doentes e os idosos.
Nesse sentido, o Santo Padre exortou a superar essa perspectiva para assumir a defesa da vida humana em todas as suas etapas.
Em uma carta que enviou à Pontifícia Academia para a Vida por ocasião de seu 25º aniversário, o Pontífice destacou que, "neste nosso tempo, a Igreja é chamada a relançar com vigor o humanismo da vida que promana desta paixão de Deus pela criatura humana".
Da mesma forma, o Papa Francisco escreveu que "o compromisso a compreender, promover e defender a vida de todos os seres humanos ganha impulso deste incondicional amor de Deus".
Confira também:
Papa lança este chamado de oração pelos doentes abandonados à morte https://t.co/8W2yo9l6Qo
— ACI Digital (@acidigital) July 10, 2019