ORANGE, 17 de jul de 2019 às 15:00
Nesta quarta-feira, 17 de julho, a Diocese de Orange, em Los Angeles (Estados Unidos), inaugura a Catedral de Cristo, uma estrutura imponente que já foi um templo evangélico e que era conhecido como a "Catedral de Cristal".
Trata-se de um edifício que pertenceu a uma denominação evangélica e que, depois de ser comprado pela diocese, foi transformado em uma catedral católica para receber 2.100 fiéis católicos.
Segundo ‘National Catholic Register’, a inauguração da nova Catedral de Cristo será acompanhada por uma série de eventos que incluem a primeira Missa e a cerimônia de dedicação presidida pelo Bispo de Orange, Dom Kevin Vann.
"Foi uma viagem maravilhosa e agora estamos esperando a dedicação", expressou Pe. Christopher Smith, reitor e vigário episcopal da Catedral de Cristo. Disse que a grande inauguração "é o culminar de muito trabalho duro e visão, e estamos muito emocionados".
Looking forward to the dedication of Christ Cathedral in @OrangeDiocese with @OCBishop. I’ll be there and you can be there also: watch it LIVE next Wednesday on @CatholicTV pic.twitter.com/DRegszYQV3
— Bishop Robert Reed (@BpRobertReed) July 12, 2019
Nesse sentido, Pe. Smith lembrou que "a nova Catedral de Cristo é como ter um centro da cidade para a Diocese de Orange".
"Levou anos para ser projetada e restaurada, e não servirá apenas a si mesma, mas a toda a diocese e à Igreja em geral. Fortaleceu a diocese e estamos ansiosos por sua abertura", expressou o sacerdote.
Ao contrário de outras catedrais construídas do zero, o recinto renovado foi fundado pelo pastor Robert Schuller (1926-2015), da Igreja Reformista na América. Em 2012, Crystal Cathedral Ministries foi à falência e a Diocese de Orange comprou o local por US$ 57,5 milhões e investiu mais US$77 milhões em reformas.
De acordo com Tim Busch, que lidera os esforços para adquirir e levantar fundos para a catedral, a compra do local tem "uma história absolutamente incrível".
Ele recordou que o Bispo de Orange em 2010, Dom Tod Brown, decidiu fazer uma oferta pela propriedade a fim de construir uma nova catedral. "Não parecia concebível, muito menos possível. O bispo esteve de acordo com a ideia desde o início".
A diocese tinha entre seus concorrentes a Universidade de Chapman, que fez uma oferta mais alta do que a diocese. No entanto, o pastor queria que o local continuasse sendo usado "para a adoração de Jesus Cristo". Por isso, seu apoio foi decisivo para que o local fosse vendido para a Diocese de Orange.
“Sacrament Tower” and Monstrance for Christ Cathedral: patterned after the Creen Tower! pic.twitter.com/Zy9ZN7q8IL
— OC Bishop (@OCBishop) July 10, 2019
A liturgia da dedicação que acontecerá neste dia 17 de julho inclui, além da missa, a entrega solene do edifício ao Bispo, a abertura ritual da porta de entrada, a bênção das paredes e a unção das paredes e do altar.
A Diocese de Orange tem 1,3 milhão de católicos e se tornou independente da Arquidiocese de Los Angeles em 1976. É composta de 57 paróquias, cinco centros católicos e 41 escolas. Sua última chancelaria foi no Marywood Center, em Orange, uma antiga escola católica para meninas que foi transformada em escritórios e um centro de retiro.
A chamada "Catedral de Cristal", a mais notável entre as múltiplas estruturas de Garden Grove, não é feita, precisamente, de cristal, e seu design anterior não contemplava uma cadeira de bispo ou cátedra, de modo que também não poderia ser chamada de catedral. No entanto, este edifício se tornou o local de pregações do pastor Schuller e uma característica da comunidade.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Entre as reformas, que começaram em 2017, está a incorporação de uma "Porta do Bispo", composta de duas portas de bronze de aproximadamente 6 metros de altura, que substitui as portas de vidro da catedral.
Também tem um mosaico da padroeira da diocese em uma de suas paredes. A arte de Nossa Senhora de Guadalupe mede 3 metros de altura por 2 metros de largura e é feita de mais de 55 mil azulejos de ouro e vidro opaco.
Christ Cathedral’s Our Lady of Guadalupe mosaic is 10 ft high by 7 ft wide. Located at the south interior wall, the mosaic and is made of more than 55,000 tiles of gold and opaque glass. Our Lady of Guadalupe is the patroness of our diocese.
— Diocese of Orange (@OrangeDiocese) July 11, 2019
#OCCatholic #ChristCathedral pic.twitter.com/UkLu4AHBEI
Da mesma forma, acrescentou-se um baldaquino, que é uma peça central que fica 9 metros acima do altar, além de um grande crucifixo. Outra reforma foi a instalação de onze mil persianas a fim de regular o calor e desviar os raios UV nos tetos e paredes. Por sua vez, Dom Vann viajou a Verona (Itália) para selecionar a pedra e o mármore utilizados para construir o altar, a cátedra, o ambão e a pia batismal.
Está prevista a realização de fases adicionais de construção para a catedral após a inauguração, que incluem a adição de uma cripta de bispos, capelas subterrâneas e columbários.
Do mesmo modo, entre as relíquias que foram incorporadas à catedral, encontram-se as do mártir vietnamita Andrew Dung-Lac, bem como as de São Junípero Serra, um missionário espanhol considerado o pai da Califórnia.
Seu design
O projeto de sua estrutura ficou a cargo do arquiteto Philip Johnson, que completou seu trabalho em 1980. O edifício foi coberto com mais de 11 mil painéis de vidro e cobria 88 mil metros quadrados de espaço.
Os terrenos do edifício também incluem outras estruturas que são usadas por ministérios católicos, como o centro pastoral diocesano (chancelaria). Há também a "Torre da Esperança", que abriga um serviço de consultoria, um teatro, um carrilhão (campanário) com 52 sinos, a Escola da Catedral de Cristo para o ensino fundamental, jardins memoriais e o túmulo de Schuller.
Além disso, a torre tem uma área de gravação e transmissão de rádio, que se tornou o centro de transmissão da Costa Oeste para a EWTN em 2015.
Em anos anteriores, outras melhorias já haviam sido feitas. Em 2012, foram realizadas modernizações no sistema de proteção sísmica, instalação de ar condicionado e reparo de fontes.
Looking down towards Our Lady of Guadalupe in the afternoon light! pic.twitter.com/CbTWqOd2g0
— OC Bishop (@OCBishop) July 5, 2019
Confira também:
Conheça as Catedrais de Portugal em 360° sem sair de casa https://t.co/bTg8KJeANl
— ACI Digital (@acidigital) August 28, 2017