Vaticano, 18 de jul de 2019 às 08:54
O Boletim da Santa Sé desta quinta-feira, 18, traz nomeações para o Dicastério da Comunicação dirigido pelo leigo Paolo Ruffini que a partir de hoje contará com a ajuda de Matteo Bruni como Diretor da Sala de Imprensa, substituindo Alessandro Gisotti que ocupava o cargo de maneira ad interim. A edição de hoje do Boletim traz também a nomeação de Sergio Centofani no cargo de Vice-Diretor para o setor de Direção Editorial do Dicastério, atualmente comandado pelo jornalista e escritor Andrea Tornielli.
Matteo Bruni foi confirmado hoje novo diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé e seu período à frente deste órgão vaticano começa no dia 22 de julho, ele assume o cargo que era ocupado interinamente por Alessandro Gisotti, que seguirá trabalhando no Dicastério Vaticano para a Comunicação como um dos seus vice-diretores junto do recém nomeado Sergio Centofani. Ambos trabalharam anteriormente na Rádio Vaticano e possuem ampla experiência na cobertura de notícias da Santa Sé e viagens papais.
O site oficial de notícias do Vaticano em Português Vatican News traz na sua edição de hoje declarações do Prefeito Paolo Ruffini sobre a nomeação de Bruni para a Sala Stampa: “Estou certo de que Matteo Bruni saberá guiar a Sala de Imprensa com competência, sabedoria, visão e espírito de equipe, contribuindo para sua configuração definitiva, com o objetivo de fornecer o melhor serviço possível a uma correta informação”, disse o prefeito do Dicastério para a Comunicação”. O site acrescenta que o Prefeito observou que a nova direção da Sala de Imprensa ficará completa com a nomeação de um vice-diretor, até o momento não foi definido.
Segundo Vatican News, Paolo Ruffini recordou que o novo diretor da Sala de Imprensa já fazia parte dos quadros do Dicastério, portanto, “conhece perfeitamente a máquina”, além de ter reconhecidas suas “capacidades humanas e profissionais.”
Vice-diretores para a Direção Editorial
A partir das nomeações de hoje, o dicastério para a Comunicação passa a contar com dois vice-diretores para a Direção Editorial: Sergio Centofanti e Alessandro Gisotti. Eles ajudarão o jornalista Andrea Tornielli nos seus trabalhos.
Em relação aos dois vice-diretores, o prefeito do dicastério destaca em declarações recolhidas pelo Vatican News “o grande profissionalismo, sensibilidade e competência”, que sob a guia de Andrea Tornielli, contribuirão “para melhorar sempre mais a oferta integrada por nossas mídias, onde ambos cresceram.”
Alessandro Gisotti serviu interinamente, por pouco mais de seis meses, no cargo de diretor da Sala de Imprensa. Ao ser nomeado, já havia oferecido a sua disponibilidade mas por um limitado período de tempo. Seu trabalho à frente da Sala de Imprensa foi reconhecido por colegas jornalistas de diversos países, que levam informações do Papa e do Vaticano a todo o mundo.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Em um comunicado, Alessandro Gisotti agradeceu aos colegas jornalistas e ao prefeito Ruffini pelo total apoio recebido. Em especial ao Santo Padre, agradeceu “pelo privilégio que me deu de poder ser seu porta-voz em um período assim tão intenso do Pontificado e de oferecer-me agora a oportunidade de continuar a servi-lo como vice-diretor editorial das mídias vaticanas. Sou agradecido a ele por me ter apoiado como um pai.”
Biografia de Matteo Bruni, novo diretor da Sala de Imprensa do Vaticano
Segundo o Vatican News, Matteo Bruni nasceu em 23 de novembro de 1976 em Winchester (Grã-Bretanha). É formado em Letras e Literatura estrangeira moderna e contemporânea na Universidade La Sapienza de Roma. Trabalha na Sala de Imprensa desde julho de 2009, na seção de credenciamento dos jornalistas.
Em dezembro de 2013 assumiu a responsabilidade da organização e do acompanhamento da imprensa no voo papal, por ocasião das viagens do Santo Padre fora da Itália. Há tempos, em âmbito eclesial, está engajado em projetos de cooperação humanitária e em programas de apoio a idosos. É casado e tem uma filha. Além do italiano, fala inglês, espanhol e francês.
Confira também:
Caso Emanuela Orlandi: Vaticano permite a abertura de dois túmulos https://t.co/lArpR97Pi7
— ACI Digital (@acidigital) 11 de julho de 2019