Vaticano, 26 de jul de 2019 às 09:11
O Papa Francisco receberá cerca de 5 mil jovens escoteiros de todo o mundo durante a manhã de 3 de agosto na Sala Paulo VI.
Trata-se de uma audiência privada que o Santo Padre concederá à federação europeia e norte-americana de escoteiros por ocasião da iniciativa “Euromoot”, que será realizada de 27 de julho a 3 de agosto, e da qual participarão alguns escoteiros de outras partes do mundo, entre os quais, da América Latina.
No final do encontro com o Pontífice, os jovens escoteiros que participaram do “Euromoot” participarão de uma Missa presidida pelo Cardeal Angelo Bagnasco, na Basílica de São Pedro.
Encontro com o Papa Francisco
A audiência de 3 de agosto será a segunda vez que um grande número de escoteiros se encontrará com um Pontífice. A primeira foi em 1994, com São João Paulo II, que recebeu os escoteiros da Europa na Basílica de São Pedro.
Segundo o que indicaram ao Grupo ACI os organizadores da próxima audiência papal, o programa prevê que os jovens cheguem à Sala Paulo VI por volta das 9h, a chegada do Papa Francisco está prevista para 11h e, provavelmente, permanecerá com eles por mais de uma hora.
Neste encontro, alguns dos jovens escoteiros apresentarão ao Santo Padre um livro com os Evangelhos que eles decoraram durante os dias de caminhada antes de chegar a Roma, e com mensagens escritas em vários idiomas.
Três etapas do "Euromoot"
O "Euromoot" é uma rota que milhares de escoteiros farão a partir de 27 de julho e concluirá com a audiência com o Papa Francisco. Na primeira etapa, há a caminhada que os jovens farão durante cinco dias em grupos de 20 a 40 escoteiros, compostos por pessoas de 2 ou 3 nacionalidades diferentes.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Esta caminhada tem itinerários diferentes. Os jovens caminharão pelas regiões centrais da Itália (Úmbria, Toscana, Abruzzo e Lácio) para percorrer alguns dos caminhos históricos que têm a pegada de grandes santos europeus como São Bento de Núrsia, São Francisco de Assis ou Santa Catarina de Sena e assim descobrir a herança cultural europeia e cristã.
Durante esses dias de caminhada, que terminarão em 1º de agosto, jovens de diferentes países compartilharão seus dias em estilo escoteiro: dormirão em barracas e durante o dia também terão diferentes atividades culturais, além de participar de celebrações litúrgicas.
Festival de escoteiros
Posteriormente, no dia 2 de agosto, o festival de escoteiros acontecerá na Cidade Eterna. Os 5 mil jovens se reunirão em quatro partes diferentes da cidade, onde participarão de seminários com temas espirituais, culturais e históricos, poderão participar de “workshops” práticos – por exemplo, de canto gregoriano e outras técnicas de escoteiros. Os jovens também apresentarão cantos, danças e culinária local tradicional de cada um dos países.
Deste modo, os meninos e meninas que viverão esta semana cheia de atividades poderão concluir esta experiência com um “broche de ouro” graças ao encontro papal e à Eucaristia na Basílica de São Pedro.
Confira também:
Portugal: Papa Francisco surpreende Peregrinação Nacional de Escoteiros com mensagem https://t.co/qcesCv7mKC
— ACI Digital (@acidigital) October 11, 2016