WASHINGTON DC, 9 de ago de 2019 às 11:00
De acordo com um estudo recente do centro de pesquisas Pew Research, nos Estados Unidos, 69% dos católicos acreditam que a hóstia e o vinho consagrado são apenas símbolos e não o Corpo e o Sangue do Senhor.
“A Igreja Católica ensina que a Eucaristia é a fonte e o ápice da vida cristã, por isso, a ideia de que durante a Missa, o pão e o vinho usados para a comunhão se tornam o Corpo e o Sangue de Jesus Cristo, é fundamental para a fé católica”, explica o estudo.
No entanto, a pesquisa recente revelou que a maioria dos católicos, que se autodenominam assim, "não acredita nesse ensinamento central". "De fato, quase sete entre dez católicos (69%) dizem acreditar pessoalmente que durante a celebração da Missa, o pão e o vinho usados na comunhão ‘são símbolos do corpo e do sangue de Jesus Cristo’", assinala o estudo.
Transubstantiation is the idea that during Mass, the bread and wine used for Communion become the body and blood of Jesus Christ. Our new analysis explores how U.S. Catholics differ in their knowledge of – and belief in – transubstantiation. https://t.co/d0eSKs65tW pic.twitter.com/SezVGwxShe
— Pew Research Fact Tank (@FactTank) August 7, 2019
Ou seja, apenas um terço dos católicos norte-americanos (31%) afirma crer que, durante a Missa, "o pão e o vinho se tornam o corpo e o sangue de Jesus".
A pesquisa também testou o conhecimento dos católicos sobre os ensinamentos da Igreja. Nesse sentido, também revelou que os católicos que creem que a Eucaristia é "apenas um símbolo de Jesus" não sabem que a transubstanciação ocorre nesse momento.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“A maioria dos católicos que acredita que o pão e o vinho são simbólicos, não sabe que a Igreja sustenta que a transubstanciação ocorre. No geral, 43% dos católicos acreditam que o pão e o vinho são simbólicos e que isso reflete a posição da Igreja. No entanto, um em cada cinco católicos (22%) rejeita a ideia de transubstanciação, apesar de saber que é um ensinamento da Igreja Católica”, explicam.
O estudo também assinala que uma pequena parte dos católicos (3%) afirma que crê na presença real de Cristo na Eucaristia, apesar de não ter conhecimento do ensinamento da Igreja sobre a transubstanciação.
A pesquisa mostra que aproximadamente seis entre dez (63%) dos católicos mais praticantes, isto é, aqueles que frequentam a Missa pelo menos uma vez por semana, "aceitam o ensinamento da igreja sobre a transubstanciação".
“No entanto, aproximadamente um terço deles (37%) não crê que o pão e o vinho da Comunhão realmente se tornem o Corpo e o Sangue de Cristo, incluindo 23% que não conhecem os ensinamentos da igreja e 14% que conhecem o ensinamento da igreja, mas não acreditam”, afirmam.
Confira também:
Corpus Christi: Papa Francisco sublinha a centralidade da Eucaristia https://t.co/VcGkTrMN2I
— ACI Digital (@acidigital) June 23, 2019