Vaticano, 28 de ago de 2019 às 11:35
O Vaticano confirmou a ordenação de Dom Stefano Xu Hongwei nesta quarta-feira, 28 de agosto, como Bispo Coadjutor de Hanzhong, na província chinesa de Shaanxi, depois da consagração, na segunda-feira, do Bispo de Jining, Dom Antonio Yao Shun, após o acordo entre a Santa Sé e a China.
“Posso confirmar que Dom Stefano Xu Hongwei, consagrado hoje, 28 de agosto de 2019, Bispo Coadjutor de Hanzhong (Shaanxi) na China, também recebeu o Mandato Pontifício e que sua ordenação se realizou no marco do Acordo Provisório entre a Santa Sé e a República Popular da China, assinado em Pequim, em 22 de setembro de 2018”, assinalou o diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, em um comunicado.
Segundo publicou ‘Asia News’, Dom Stefano Xu Hongwei, de 44 anos, recebeu a ordenação episcopal na Catedral de São Miguel, em Hanzhong, em uma cerimônia solene na qual todos os bispos da província de Shaanxi participaram junto com 80 sacerdotes, e que foi presidida pelo presidente do Conselho dos Bispos chineses, Dom Ma Yinglin, um dos sete prelados que tiveram a excomunhão suspensa pelo Papa Francisco após a assinatura do Acordo Provisório.
Em 22 de setembro de 2018, ao anunciar o Acordo, o Vaticano indicou que, em virtude do mesmo, decidiu "readmitir em plena comunhão eclesial os bispos ‘oficiais’ ordenados sem mandato pontifício", que ainda não estavam em comunhão com Roma.
O acordo "trata sobre a nomeação dos Bispos, um assunto de grande importância para a vida da Igreja, e cria as condições para uma colaboração mais ampla no nível bilateral", assinalou.
Com o Acordo Provisório, encerraram as décadas de desencontro diplomático entre a Igreja Católica e o governo chinês que levaram à divisão da comunidade católica entre os fiéis à Igreja em comunhão com Roma, que continuava funcionando de forma clandestina, e a Igreja oficial, reconhecida e controlada pelas autoridades comunistas chinesas.
A ordenação de Dom Xu Hongwei é, portanto, a segunda ordenação episcopal que ocorre na China no marco do Acordo Provisório.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Na cerimônia, que contou com a participação de milhares de pessoas, foi lido o documento do Conselho dos Bispos da China, pelo qual o novo Bispo é nomeado.
Biografia
Dom Stefano Xu Hongwei nasceu em 16 de janeiro de 1975. Formou-se como sacerdote nos seminários de Minnan e de Xian e, em julho de 2002, recebeu a ordenação sacerdotal na Diocese de Hanzhong.
Entre 2004 e 2008, estudou na Pontifícia Universidade Urbananiana, em Roma, e posteriormente continuou seus estudos na Diocese de Vancouver, no Canadá. Em abril de 2010, foi nomeado pároco da Catedral de West Street, no distrito de Hantai.
Confira também:
Ordenam primeiro bispo após acordo entre China e Santa Sé https://t.co/1TaIBepSPt
— ACI Digital (@acidigital) August 27, 2019