Cidade do México, 30 de ago de 2019 às 12:00
Pela segunda vez em menos de um ano, a Paróquia de São José, no estado mexicano de Veracruz, sofreu um ataque, quando desconhecidos colocaram fogo em uma grande imagem de Cristo crucificado e no espaço reservado ao Sacrário, onde a Eucaristia é guardada.
A Paróquia de São José está localizada na cidade de Zacualpan, estado de Veracruz. No entanto, pertence à jurisdição da Arquidiocese de Tulancingo, estado de Hidalgo.
O ataque ocorreu por volta das 2h (horário local), em 27 de agosto, quando o pároco estava fora da cidade.
Os danos incluem a imagem de quatro metros de altura do Cristo crucificado, a área do Sacrário, dois bancos, imagens e vidros quebrados.
Apesar do incêndio, nem o Sacrário nem as hóstias consagradas sofreram danos.
Segundo informa ‘Luz de Luz’, jornal da Província Eclesiástica de Hidalgo, Pe. José Juan Conde González, pároco de São José, denunciou que “trata-se do segundo ataque de ódio contra a igreja, porque não foi um assalto, não foi uma agressão, não foi um ataque contra mim, foi contra a estrutura do templo”.
“Colocaram fogo no Cristo e voltaram a incendiar a área onde fica o Sacrário. Quiseram incendiar todos os bancos, o portão”, assinalou.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O sacerdote descartou que tenha sido uma tentativa de assalto, pois no templo “permanecem os cálices, os ornamentos e até as ofertas, tudo que poderia ser roubado está em seu devido lugar”.
"Também não há mensagens anônimas, algo que possa nos dar pistas ou algo que nos leve à explicação do ataque", assinalou, depois de explicar que já apresentou a denúncia às autoridades.
Em comunicação com o Grupo ACI, Pe. Yaír Ortega, porta-voz da Arquidiocese de Tulancingo, expressou a dor da Igreja local por “este segundo ataque de ódio à fé na paróquia de Zacualpan, Veracruz. Anteriormente, já tinham queimado parte da nave central da paróquia”.
"Pedimos pela população de Veracruz que sofre um clima de insegurança generalizada", afirmou.
Confira também:
“Chega de violência e insegurança”: Igreja lamenta massacre de 26 pessoas no México https://t.co/mixoP9bWJm
— ACI Digital (@acidigital) August 29, 2019