Vaticano, 15 de out de 2019 às 08:38
O Papa Francisco assegurou que a hipocrisia é uma atitude que "o Senhor não tolera", Jesus "não suporta a hipocrisia", porque "a hipocrisia é a linguagem do diabo".
O Pontífice falou assim na homilia da Missa celebrada na Casa Santa Marta nesta terça-feira, 15 de outubro, na qual indicou que "a atitude hipócrita vem do grande mentiroso, o diabo". O diabo "é o grande hipócrita".
Nesse sentido, afirmou que “a linguagem do mal que entra em nosso coração é semeada pelo diabo. Não se pode viver com pessoas hipócritas, mas elas existem. Jesus gosta de desmascarar a hipocrisia. Ele sabe que será precisamente esse comportamento hipócrita que o levará à morte, porque o hipócrita não pensa se usa meios lícitos ou não, vai em frente: calúnia? ‘vamos caluniar’; falso testemunho? ‘busquemos um falso testemunho’".
O Santo Padre lamentou a hipocrisia generalizada. “A linguagem hipócrita, não diria que é normal, mas é comum, é de todos os dias. O aparentar de uma maneira e ser de outra. Na luta pelo poder, por exemplo, as invejas, os ciúmes fazem você parecer uma maneira de ser e, por dentro, tem o veneno para matar, porque a hipocrisia sempre mata, sempre, mais cedo ou mais tarde mata".
Portanto, o Papa Francisco convidou a escapar dessa atitude. Para fazer isso, convidou a fazer o exame de consciência, a se acusar.
"Precisamos aprender a nos acusar: ‘Eu fiz isso, eu penso assim, maldosamente... sou invejoso, gostaria de destruir aquele...’, o que existe dentro, nosso, e dizer isso diante de Deus”, explicou o Papa.
Em sua opinião, "é um exercício espiritual que não é comum, não é usual, mas procuremos fazê-lo: acusar a nós mesmos, vermo-nos no pecado, nas hipocrisias, na maldade que existe em nosso coração".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Porque o diabo – concluiu o Papa, voltando ao seu argumento inicial – semeia a maldade. Portanto, devemos dizer ao Senhor: ‘Mas veja Senhor, como sou!’, e dizer isso com humildade”.
A seguir, a leitura comentada pelo Papa Francisco:
Lc 11,37-41
Naquele tempo, 37enquanto Jesus falava, um fariseu convidou-o para jantar com ele. Jesus entrou e pôs-se à mesa.38O fariseu ficou admirado ao ver que Jesus não tivesse lavado as mãos antes da refeição. 39O Senhor disse ao fariseu: “Vós fariseus, limpais o copo e o prato por fora, mas o vosso interior está cheio de roubos e maldades. 40Insensatos! Aquele que fez o exterior não fez também o interior? 41Antes, dai esmola do que vós possuís e tudo ficará puro para vós”.
Confira também:
Papa adverte que cristãos “com condições” podem cair em heresia https://t.co/H2wBZswLyI
— ACI Digital (@acidigital) October 8, 2019