Cidade do México, 15 de out de 2019 às 15:00
A Igreja no México expressou sua profunda dor pelo ataque que causou a morte de pelo menos 14 policiais no estado mexicano de Michoacán, em 14 de outubro.
Por meio do Twitter, Dom Alfonso Miranda, Bispo Auxiliar de Monterrey e Secretário-Geral da Conferência do Episcopado do México (CEM), assinalou que a morte dos policiais “nos dói profundamente”.
Nos duele profundamente la muerte de 13 policías y 3 más heridos gravemente, en el cumplimiento de su deber. Oramos por su eterno descanso y la salud de los heridos, por sus familias. por la paz en Michoacán y en todo México.
— Alfonso Miranda (@monsalfonso) October 14, 2019
"Rezamos por seu descanso eterno e pela saúde dos feridos, por suas famílias, pela paz em Michoacán e em todo o México", disse.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado de Michoacán, os agentes da Polícia estatal de Michoacán "estavam na cidade de El Aguaje, quando civis armados dispararam contra eles".
Reforzamos las labores de prevención y vigilancia en el municipio de Aguililla, derivado de una agresión que sufrieran elementos de la Policía Michoacán, cuando daban cumplimento a un mandamiento civil.
— SSP MICHOACÁN (@MICHOACANSSP) October 14, 2019
A primeira cifra fornecida pelas autoridades foi de 13 mortos e três feridos, mas a Secretaria de Segurança e Proteção da Cidadania do México aumentou o número de oficiais mortos para 14.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“A SSPC condena o ataque no qual 14 policiais morreram em Aguililla, Michoacán. Estamos em comunicação e disponibilizamos ao governo do estado todos os nossos recursos humanos e tecnológicos para encontrar os agressores e levá-los à justiça”, assinalou o órgão federal.
La #SSPC condena el ataque en el que murieron 14 agentes policiacos en Aguililla, Michoacán. Nos encontramos en comunicación y ponemos a disposición del gobierno del estado todos nuestros recursos humanos y tecnológicos para dar con los agresores y llevarlos ante la justicia.
— Secretaría de Seguridad y Protección Ciudadana (@SSPCMexico) October 14, 2019
A Procuradoria Geral do Estado de Michoacán afirmou em um comunicado que enviou ao local "pessoal especializado em criminalística, química, fotografia, medicina forense, impressão digital, planimetria e balística" para "o esclarecimento dos fatos".
"A Procuradoria Geral do Estado de Michoacán reafirma seu compromisso de garantir a aplicação da lei em todo acontecimento que viole a integridade" do povo de Michoacán, afirmou.
Confira também:
Grupo armado assalta seminaristas no México https://t.co/Wz3IGuNRfi
— ACI Digital (@acidigital) September 26, 2019