Começou em Roma a 32ª reunião do Conselho de Cardeais, que assessora o Papa Francisco sobre a reforma da Cúria Vaticana. Este novo encontro será decisivo, pois se centrará no estudo de um projeto da Constituição Apostólica sobre a Cúria.

Este novo esboço é mais um passo para a redação final da Constituição, cujo título provisório é Praedicate evangelium e que conta com numerosas contribuições realizadas pelas diferentes Conferências Episcopais.

A Praedicate evangelium, uma vez seja aprovada pelo Papa Francisco e publicada em L'Osservatore Romano, substituirá a Constituição Apostólica Pastor Bonus, aprovada por São João Paulo II em 28 de junho de 1988 e que possui 193 artigos, 2 anexos e diferentes modificações feitas por Bento XVI e Francisco.

Na reunião anterior do Conselho dos Cardeais, que ocorreu de 17 a 19 de setembro, participaram o Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin; o Arcebispo de Tegucigalpa (Honduras), Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga; o Arcebispo de Munique (Alemanha), Cardeal Reinhard Marx; o Arcebispo de Boston (Estados Unidos), Cardeal Seán Patrick O'Malley; o Arcebispo de Bombaim (Índia), Cardeal Oswald Gracias; o Presidente do Governatorato do Vaticano, Cardeal Giuseppe Bertello e o Secretário do Conselho, Dom Marcello Semeraro, junto com o Secretário Adjunto, Dom Marco Mellino.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Na ocasião, realizou-se a reunião sobre “a releitura e modificação do esboço da nova Constituição Apostólica, com base nas várias contribuições que chegaram das Conferências Episcopais, das observações dos dicastérios da Cúria Romana e das sugestões fornecidas pelos organismos interessados”, segundo informou a Sala de Imprensa do Vaticano.

Confira também: