NAIROBI, 12 de dez de 2019 às 10:00
Em meio aos desastres provocados pelas chuvas torrenciais, incluindo inundações e deslizamentos de terra que deixaram centenas de mortos e milhares de afetados no leste da África desde outubro, uma comunidade cristã no Quênia tem fornecido ajuda às vítimas.
The government has set aside Ksh6.1 billion for damages caused by raging floods in most parts of the country. Says government spokesman Col (Rtd) Cyrus Oguna. pic.twitter.com/QOZZGbLjlP
— Metropol TV Kenya (@MetropolTVKE) December 11, 2019
A comunidade é uma das denominadas Small Christian Community (SCC) – pequenas comunidades cristãs – e está localizada na Diocese de Lodwar, a maior cidade do noroeste do país.
No final de novembro, o Escritório da ONU para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) indicou que desde o início das chuvas, pelo menos 120 pessoas morreram no Quênia e mais de 160 mil foram afetadas.
"Formamos um grupo de trabalho em nome da Small Community Christian de Santa Mônica para arrecadar fundos e construir casas para cerca de 30 famílias que sobreviveram em nossa paróquia", disse Peter Lekorini, presidente do SCC de Santa Mônica na paróquia Holy Cross (Diocese de Lodwar), em um e-mail dirigido a Pe. Joseph Healey, que administra a subvenção que é canalizada para os beneficiários por meio do SCC.
Os sobreviventes das inundações, relatou Lekorini, "viram-se obrigados a fugir de zonas montanhosas para as terras baixas”.
"51 pessoas perderam vidas, pertences e gado e os sobreviventes agora estão indefesos devido aos deslizamentos de terra em Loliyanga, Lokichar, Lukiir e Kaluku", explicou Lekorini sobre a grave situação na paróquia.
A equipe de trabalho de SCC Santa Monica solicitou ajuda de várias entidades, incluindo Dom Dominic Kimengich, que acaba de ser transferido para a Diocese de Eldoret, no Quênia. O Prelado proporcionou assistência financeira e depois escreveu ao administrador da subvenção canalizada através de SCC, Pe. Healey.
"Tenho o prazer de recomendar Peter Lekorini pelo bom trabalho que está fazendo", escreveu Dom Kimengich a Pe. Healey.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Ontem, a equipe de Lodwar me visitou em Eldoret, onde fui nomeado bispo. Como não me estabeleci, pude arrecadar 30 mil xelins quenianos (300 dólares) para ajudar as vítimas a construir casas para suas famílias”, acrescentou.
Alguns dias depois, Pe. Healey enviou um e-mail a Dom Kimengich. “Richard Nkoroni, membro do St. Monica SCC, me visitou em Nairóbi e demos a ele 10 mil xelins quenianos (aproximadamente 100 dólares) para as vítimas de deslizamentos de terra em Lodwar. Estamos ajudando outros SCC com fundos semelhantes”, relatou.
Em uma entrevista por e-mail à ACI África, Pe. Healey disse que os fundos da Igreja Católica foram combinados com 20 mil xelins quenianos (200 dólares) da MCA Loliyanga Ward e 100 mil xelins quenianos (1.000 dólares) da Cruz Vermelha do Quênia.
"Um verdadeiro esforço de equipe e um modelo para os outros", disse.
Lekorini confirmou que outra assistência para o SCC de Santa Mônica veio de membros de outros SCC.
A ajuda prestada pelo SCC do Quênia faz parte da resposta após um pedido de ajuda humanitária de várias agências no Quênia.
Confira também:
Papa Francisco reza pelas vítimas de atentado terrorista no Quênia https://t.co/kvtTmtq9X9
— ACI Digital (@acidigital) January 17, 2019