O Bispo Emérito de Nanyang (China), Dom Joseph Zhu Baoyu, de 98 anos, é um dos pacientes mais idosos que se recuperou do novo coronavírus.

Dom Zhu foi diagnosticado, em 3 de fevereiro, com COVID-19, a doença respiratória causada pelo coronavírus. Foi tratado em um hospital de Nanyang, localizado na província de Henan, e recebeu alta em 14 de fevereiro.

Na China continental, a taxa de mortalidade por coronavírus é de 2,3%, embora chegue a cerca de 15% para aqueles com mais de 80 anos.

Do mesmo modo, o número de pessoas que morreram por causa do coronavírus subiu para 2.004 e mais de 74 mil pessoas foram infectadas na China. A Comissão de Saúde da China informou, na terça-feira, que existem 11.977 casos graves e 14.376 pessoas que foram curadas.

O novo tipo do vírus, originário da província de Hubei, pode causar febre, tosse e dificuldade respiratória e, em alguns casos, pode levar a quadros de pneumonia, insuficiência renal e uma síndrome respiratória aguda grave.

O maior número de casos informados com COVID-19 está na China continental, mas se expandiu para 26 países, com cerca de 600 casos. Até o momento, existem 5 casos de mortes em Hong Kong, França, Filipinas, Japão e Taiwan.

Segundo a autoridade de saúde da China, 80,9% das infecções por coronavírus são leves, 13,8% são graves e 4,7% são críticas.

O Vaticano doou entre 600 mil e 700 mil máscaras de proteção para ajudar a impedir a propagação do vírus.

O JInde Charities, um grupo católico reconhecido pelo governo na China, forneceu 132 milhões de dólares em ajuda para apoiar o tratamento médico, roupas de proteção, máscaras de emergência, óculos e desinfetantes.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

"Como a epidemia permanece grave, o fornecimento de suprimentos médicos, como roupas de proteção e máscaras para hospitais designados, continua sendo uma das principais prioridades", afirmou a instituição segundo um comunicado divulgado em 12 de fevereiro.

"Até o momento, toda a sociedade, incluindo a Igreja Católica na China, está lutando contra a epidemia para salvar as pessoas", declarou.

Dom Zhu foi ordenado sacerdote em 1957 e, em 1995, foi consagrado Bispo, para depois ser nomeado Bispo Coadjutor de Nanyang. Assumiu o cargo de Bispo de Nanyang em 2002 e, em 2010, aposentou-se aos 89 anos. Depois, foi sucedido por seu coadjutor, Dom Peter Jin Lugang.

Dom Zhu foi Bispo da Igreja clandestina e esteve durante muitos anos na prisão e em campos de reeducação.

Após sua aposentadoria, Dom Zhu foi reconhecido pelo governo chinês, que continua considerando-o como Bispo Ordinário da Diocese de Nanyang. O governo não reconheceu a consagração do novo Bispo Jin até 2019, no entanto, considera-o um coadjutor.

Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: