Vaticano, 1 de mar de 2020 às 10:21
O Papa Francisco não participará dos Exercícios Espirituais para a Cúria Romana devido ao resfriado que o obrigou a cancelar parte de sua agenda nos últimos dias.
Depois de vários dias de especulação, o Pontífice reconheceu neste domingo, 1º de março, durante a oração do Ângelus, que a “leve indisposição” à que se referia a Sala de Imprensa do Vaticano em vários comunicado se devia a um resfriado.
Entretanto, hoje o Papa, com a voz um tanto afônica, presidiu o Ângelus da janela do Palácio Apostólico, como faz todos os domingos, e lamentou que o resfriado o impedirá de ir para a localidade italiana Ariccia para participar dos Exercícios Espirituais da Cúria. Romana que começará nesta tarde.
Apesar dessa circunstância, o Pontífice assegurou que se unirá aos Exercícios à distância e que seguirá as meditações do Vaticano.
Em sua mensagem, desejou que a Quaresma seja um período “rico de frutos espirituais e de obras de bem” e pediu aos fiéis católicos “uma recordação na oração por mim e meus colaboradores da Cúria Romana”, por ocasião dos Exercícios Espirituais.
“Infelizmente, o resfriado me obriga a não participar neste ano. Seguirei daqui as meditações. Uno-me espiritualmente à Cúria e a todas as pessoas que estão vivendo momentos de oração, fazendo os exercícios espirituais em casa”, foram suas palavras.
Os Exercícios Espirituais para a Cúria Romana acontecerão a partir da tarde deste domingo, até o próximo dia 6 de março, na Casa Divino Mestre de Ariccia, com o tema “A sarça ardia em fogo”, do livro do Êxodo.
O diretor dos Exercícios será o sacerdote jesuíta e biblista Pe. Pietro Bovati, da Secretaria da Pontifícia Comissão Bíblica. Os temas de cada meditação serão:
- Domingo, 1º: Experiência de Deus e caminho: Moisés, Cristo e o orante.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
- Segunda-feira, 2: O prodígio do nascimento: o presente. A experiência de Deus: o chamado.
- Terça-feira, 3: Resistência à graça. Ausência de fé.
- Quarta-feira, 4: A travessia noturna. O caminho no deserto.
- Quinta-feira, 5: Luta e oração. A intercessão.
- Sexta-feira, 6: A presença de Deus.
Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.
Confira também:
Papa Francisco: “Com o diabo não se dialoga jamais” https://t.co/deCaVTVbkE
— ACI Digital (@acidigital) March 1, 2020