WASHINGTON DC, 2 de set de 2005 às 14:50
A resposta da Igreja Católica, através de suas dioceses, comunidades e organizações, à tragédia originada pela passagem do furacão Katrina na costa sudeste dos Estados Unidos, foi imediata e é de grande ajuda para os danificados.
A Igreja Católica no país, especialmente as Igrejas particulares de Louisiana, Mississippi, Florida e East Texas, estão respondendo em muito alto grau à emergência e às necessidades das vítimas do desastre, ao proporcionar refúgios, comida, remédios e educação para os afetados por este desastre natural.
A ajuda provém de muitas dioceses, organizações de caridade católicas, sociedades vicentinas, escolas católicas, hospitais católicos, paróquias, casas de retiro e famílias católicas também. Alguns paroquianos também se envolveram a título pessoal no auxílio aos danificados e têm aberto seus lares para acolher às vítimas da tragédia.
Em muitas dioceses, as Igrejas e as casas de retiro se oferecem como refúgios e as escolas católicas oferecem educar gratuitamente aos estudantes deslocados. É o caso da diocese de Shreveport, Louisiana, aonde se estabeleceram uma grande quantidade de refúgios. As escolas desta zona oferecem guardar as qualificações de seus eventuais alunos para logo enviá-las às escolas de procedência quando estas voltem a funcionar.
Por outro lado, a arquidiocese de Galveston-Houston, Texas, acolhe a 30 mil vítimas da tragédia. Lá o hospital católico Christus St. Joseph, levou sua unidade móvel até os refúgios para atender a quem o necessitasse.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Do mesmo modo, milhares de refugiados foram evacuados à diocese de Beaumont, também em Texas, aonde as paróquias alimentam aos deslocados e os abrigam. Por sua parte, uma casa de retiro recebe a 35 pessoas desde vários dias antes da passagem do Katrina. De igual modo, o Centro Hospitalar, um refeitório diocesano, prepara a comida para quem não tem a possibilidade de adquiri-la.
Além de compilar mantimentos não perecíveis, um grupo de organizações de caridade de Orlando ajuda às famílias a localizar os seus parentes desaparecidos durante a tragédia; enquanto que dioceses longínquas ao lugar da tragédia, como a de Albany, Nova Iorque, enviam voluntários para ajudar na zona de desastre e recolocar aos danificados.