RECIFE, 1 de abr de 2020 às 11:00
O Arcebispo de Olinda e Recife (PE), Dom Fernando Saburido, informou que o XVIII Congresso Eucarístico Nacional, que estava programado para ocorrer de 12 a 15 de novembro deste ano, foi adiado para 2021, na mesma data, em decorrência da pandemia de coronavírus COVID-19.
Em nota, o Prelado afirmou que, “após concordância com os 21 bispos do Regional Nordeste 2, junto com a presidência da CNBB, está adiado o XVIII Congresso Eucarístico Nacional, a ser realizado na Arquidiocese de Olinda e Recife, para o período de 12 a 15 de novembro de 2021”.
Dom Saburido explicou que “a mudança acontece devido à pandemia da Covid-19 e as consequências pastorais, sociais e econômicas que já se apresentam no mundo inteiro”.
“Reitero que todos nós juntos, guiados pelo Espírito Santo, poderemos superar essa calamidade e restituirão mundo as condições de saúde e de vida”, concluiu.
Diante do atual cenário mundial, a presidência da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) manifestou, por unanimidade, a concordância quanto ao adiamento do Congresso Eucarístico Nacional para 2021.
Em carta enviada a Dom Saburido, o secretário-geral da CNBB e bispo auxiliar do Rio de Janeiro, Dom Joel Portella Amado, declarou que “trata-se de atitude de profundo bom senso diante de um quadro imprevisível, não apenas quanto ao tempo de duração da pandemia causada pelo coronavírus quanto em relação às sequelas econômicas que poderão advir”.
Por fim, Dom Joel expressou ao Arcebispo de Olinda e Recife “o apreço e a solidariedade da Presidência da CNBB, bem como o desejo e as orações para que todas as tratativas que deverão ser feitas para o adiamento ocorram na almejada paz”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
As atividades para o XVIIII Congresso Eucarístico Nacional já tiveram início desde 2019, com o Ano Eucarístico da Arquidiocese de Olinda e Recife, o qual tem como tema “Pão em todas as mesas” e lema “Repartiam o pão com alegria e não havia necessidade entre eles”.
Dom Saburido explicou ao site da CNBB que o objetivo é “promover a comunhão das Igrejas em torno da Eucaristia, no desejo de que esse evento, que reúne o Brasil em terras do Nordeste, nos leve a entender que o ‘Pão da Vida’ move a Igreja a sair de si, das zonas de conforto, para alcançar as periferias existenciais bem lembradas pelo Papa Francisco”.
Além de Recife, também sediarão alguns eventos do Congresso os municípios de Olinda e São Lourenço da Mata, região metropolitana da capital de Pernambuco.
Como recorda a CNBB, os Congressos Eucarísticos Nacional acontecem em todo o mundo e, no Brasil, é realizado normalmente a cada quatro anos e busca reunir fiéis católicos em torno da Eucaristia, que é o centro da fé católica: Corpo e Sangue de Jesus Eucarístico.
Confira também:
Bispos brasileiros cancelam Assembleia Geral prevista para abril por causa de coronavírus https://t.co/yQk47IyHoz
— ACI Digital (@acidigital) March 20, 2020