Em uma carta dirigida aos “queridos peregrinos de Fátima”, o Santo Padre se une espiritualmente a todos aqueles que não puderam estar presentes ontem e hoje no Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Portugal e exortou os devotos a não esquecerem a promessa da Virgem: “O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus”.  

“Por força das circunstâncias, a treze deste mês de maio, não vos será possível cumprir na forma habitual a peregrinação até à Cova da Iria. Sei, porém, que aí vos encontrais igualmente, embora apenas de alma e coração. E a razão é simples! Um filho, uma filha não se pode ver longe da mãe e clama por ela; a confiança que lhe inspira é tal, que basta a sua companhia para cessarem todos os medos e inquietações, abandonando-se a um sono tranquilo logo que se vê no regaço dela”, diz a missiva do Santo Padre que foi lida pelo Cardeal António Marto em sua homilia no Santuário português.

“Com estas minhas palavras, queria apenas tranquilizar-vos a respeito da companhia que vos faz a nossa Mãe do Céu. Hoje conseguimos, através apenas da alma e do coração, fazer a ligação à Virgem Maria; e somos limitados! Tão limitados, tão pequeninos que um inesperado vírus pôde facilmente transtornar tudo e todos... Nossa Senhora é pequenina como nós, abandonou-Se a Deus e Ele engrandeceu-A, fazendo-A Mãe sua e nossa. Hoje, gloriosa em corpo e alma, toda Ela é um coração materno ocupado e preocupado em restabelecer a sua ligação connosco e a nossa ligação com Deus”, prossegue o Papa Francisco.

“Não esqueçais a sua promessa de 13 de junho de 1917: «O meu Imaculado Coração será o teu refúgio e o caminho que te conduzirá até Deus»”.

“A Deus, Ela confia todos e cada um de vós, desde os zeladores do Santuário de Fátima, que hoje nos personificam e representam a todos aos pés de Nossa Senhora, à semelhança do apóstolo João no Calvário - «Mulher, eis o teu filho!» (Jo 19, 26) e, pela casa dentro, entrou-Lhe todo o mundo ... -, até aos doentes, pobres e abandonados, sem es­quecer os profissionais e voluntários empenhados a servi-los. Uma oração particular, peço a vós - enquanto vos asseguro a minha - pelas vítimas sem conta desta pandemia do covid-19 e todos os defuntos; a quantos se viram sozinhos na sua travessia para a eternidade, sei que a boa Mãe do Céu lhes fez companhia até Deus”.

“Que o bom Deus vos abençoe e Nossa Senhora de Fátima vos guarde e proteja”, termina a carta que foi lida hoje na Cova da Iria pelo Bispo de Fátima.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Na manhã de hoje, o Santo Padre recordou novamente os peregrinos de Fátima em sua saudação aos fiéis de língua portuguesa após a Audiência Geral: “Gostaria de aproximar-me, com o coração à Diocese de Fátima, ao Santuário de Nossa Senhora, hoje: saúdo os peregrinos que ali rezam, saúdo o cardeal-bispo, saúdo todos, todos unidos a Nossa Senhora, que nos acompanha neste caminho de conversão diária a Jesus. Que Deus vos abençoe”,

Neste dia 13 de maio, o Santo Padre encorajou todos os fiéis “a conhecer e seguir o exemplo da Virgem Maria”.

“Para isso, procuremos viver este mês com uma oração diária mais intensa e fiel, em particular rezando o rosário, como recomenda a Igreja, obedecendo a um desejo expresso repetidamente em Fátima por Nossa Senhora. Sob a sua proteção, os sofrimentos e as aflições da vida serão mais fáceis de suportar”, cocluiu o pontífice.

Confira: