NOVA DELHI, 19 de mai de 2020 às 12:40
O Bispo Auxiliar de Palai (Índia), Dom Jacob Muricken, aguarda há dois anos a aprovação de seu pedido de renúncia do cargo de bispo, para poder se tornar um monge eremita, sendo o primeiro prelado indiano a fazer esse tipo de solicitação.
Dom Muricken, 57 anos, pediu às autoridades que o dispensem de seu cargo para poder assumir uma vida monástica simples.
Em entrevista à UCA News, o Prelado, conhecido por doar um rim há 4 anos, enviou a sua solicitação ao sínodo da Igreja Católica Siro-Malabar de rito oriental e está à espera de uma resposta.
O Prelado comentou que a ideia de viver uma vida monástica surgiu cinco anos depois de ser ordenado Bispo Auxiliar de Palai, como "uma inspiração de Deus", um chamado especial para "abster-me da vida oficial como bispo e outros papéis administrativos na diocese".
"Até então, eu não tinha esse desejo", acrescentou.
Dom Muricken assinalou que espera passar o resto de sua vida "em oração e meditação e levar uma vida ecológica longe da correria e agitação das rotinas de um bispo”.
O Prelado acrescentou que não planeja se juntar a nenhuma congregação monástica existente, mas espera levar uma vida isolada no distrito montanhoso de Idukki.
Além disso, indicou que o Arcebispo principal da Igreja Siro-Malabar, Cardeal George Alencherry, "prometeu considerar meu caso" e que a resposta do sínodo foi adiada devido à necessidade de obter a aprovação do Vaticano para aceitar a renúncia de um bispo sob sua responsabilidade.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Segundo assinalam pessoas próximas ao prelado, Dom Muricken atualmente passa longas horas de oração, seu horário começa às 2h30 para realizar três horas de oração pessoal antes de se juntar a outras pessoas nas orações da manhã.
Dom Muricken nasceu em Muttuchira (Índia), em 16 de junho de 1963. Ingressou no seminário após concluir o mestrado em economia e foi ordenado sacerdote em 1993.
Em 2016, o prelado ganhou as manchetes internacionais ao se tornar o primeiro bispo da Índia a doar um de seus rins a um homem hindu. A doação ocorreu quatro anos depois que foi nomeado bispo auxiliar de Palai, em 24 de agosto de 2012.
Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.
Confira também:
Sofrimento no Iraque vai piorar com coronavírus, alerta sacerdote https://t.co/KWr66oKVN7
— ACI Digital (@acidigital) May 18, 2020