VATICANO, 18 de jun de 2020 às 10:10
O Cardeal Robert Sarah, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, completou 75 anos e renunciou ao cargo, mas o Papa Francisco não aceitou sua renúncia e o confirmou como prefeito.
O Cardeal guineense permanecerá à frente desta Congregação vaticana "donec aliter provideatur", ou seja, por agora e até que outras mudanças sejam notificadas.
O próprio Cardeal Sarah anunciou através de sua conta no Twitter a renovação de seu cargo pelo Papa.
Je vous remercie pour les messages qui me sont parvenus du monde entier à l’occasion de mon anniversaire. Poursuivons le chemin avec le Christ. Pour ma part, je suis heureux de continuer mon travail au sein de la Congrégation pour le Culte Divin. Prions toujours pour le Pape. +RS pic.twitter.com/AptlIX2msc
— Cardinal R. Sarah (@Card_R_Sarah) June 17, 2020
“Quero agradecer as mensagens recebidas de todo o mundo pelo meu aniversário. Sigamos o caminho com Cristo. Da minha parte, fico feliz em continuar meu trabalho na Congregação para o Culto Divino. Rezemos sempre pelo Papa”, assegurou em um tweet.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O Cardeal Sarah não é o único chefe de dicastério com mais de 75 anos. De fato, seis prefeitos dos nove presentes na Cúria Romana passaram a idade estabelecida pelo Código de Direito Canônico para apresentar sua renúncia.
São eles: Cardeal Beniamino Stella, Prefeito da Congregação para o Clero, que tem 78 anos; Cardeal Luis Ladaria Ferrer, Prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé; Cardeal Giuseppe Versaldi, Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais; e o Cardeal Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para a Educação Católica e Prefeito da Congregação para os Bispos; todos eles com 76 anos.
Também têm mais de 75 anos o Penitenciário-Mor, Cardeal Mauro Piacenza, que fará 76 anos em setembro; e o Cardeal Gianfranco Ravasi, Presidente do Pontifício Conselho da Cultura, de 77 anos.
Confira também:
Vítimas de coronavírus têm "direito" a receber ajuda de sacerdotes, diz Cardeal https://t.co/l61MnPI1aq
— ACI Digital (@acidigital) April 14, 2020