Um homem agrediu com um trompete o sacerdote Joseph Goering, vigário geral da Diocese de Fargo, em Dakota do Norte (Estados Unidos), e dois paroquianos, antes do início da Missa dominical na Catedral de St. Mary.

Nesta quarta-feira, 8 de julho, o diretor de comunicações da Diocese de Fargo, Paul Braun, confirmou à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, os eventos que ocorreram na catedral no dia 5, quando Benjamin David West, de 33 anos, entrou por volta das 14h (hora local) vestido com uma capa vermelha e um cobertor, gritando e tocando o trompete que estava carregando.

Um dos fiéis, Loren Bolgrean, pediu a West para deixar a igreja; nesse momento, o homem o acertou na cara com o instrumento musical, de acordo com o Inforum.

West também agrediu Mark Jepperson e trocou golpes com ele enquanto tentava impedi-lo de danificar o altar.

Neste momento, Pe. Goering pediu que West fosse embora, e este jogou um livro na cabeça do sacerdote e bateu nele com o trompete, segundo detalham documentos oficiais.

A polícia prendeu West perto da entrada posterior da Igreja. O detento chutou um dos policiais e tentou morder a mão de outro agente que estava no local.

Em uma declaração, Pe. Goering indicou que West frequentou a catedral por vários anos e que esteve envolvido em outros distúrbios como o que ocorreu na igreja de Santo Antônio de Pádua, em Fargo, mas estes nunca envolviam violência física.

O sacerdote acrescentou que acredita que West é "mentalmente instável" e é por isso que é comum vê-lo com roupas estranhas e com comportamento "destrutivo" antes das missas.

Por isso, no mês de junho, Pe. Goering assinou uma ordem que proíbe West de entrar no templo, uma ordem que não cumpriu e que custou sua prisão três vezes: nos dias 28 e 30 de junho, e em 3 de julho.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Da mesma forma, o sacerdote indicou que tanto ele como Jepperson estão bem, mas não conseguem se comunicar com Bolgrean desde o dia do incidente.

Pe. Goering indicou que confia nos sacerdotes, porteiros e outros fiéis para manter a igreja segura, acrescentando que a polícia também está atenta para responder rapidamente a qualquer ataque.

"Todos temos que manter os olhos abertos", disse.

Finalmente, o sacerdote indicou que tanto ele como os outros fiéis querem que West receba assistência médica, já que a Igreja está aberta a todos como "uma casa de Deus", mas a segurança dos presentes é a coisa mais importante.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: