A catedral gótica de São Pedro e São Paulo de Nantes, norte da França, foi gravemente danificada por um incêndio que teve início pouco antes das 8h (horário local).

O fogo surgiu no interior desta catedral, que começou a ser construída no século XV, por causas desconhecidas, embora a promotoria francesa não descarte que tenha sido intencional.

De fato, confirmou-se que o fogo teve três focos iniciais diferentes, um indício de que o incêndio não foi fruto do acaso. De qualquer forma, deve-se esperar que o fogo seja completamente extinto para que os bombeiros possam acessar o interior do templo e uma primeira análise possa ser feita para lançar novas pistas sobre as causas.

A rápida atuação dos bombeiros impediu que o incêndio causasse danos irreversíveis, embora tenham sido dados por perdidos o órgão e inúmeras obras de arte. Além disso, teme-se que o fogo esteja afetando a estrutura interna do templo, pois as chamas se concentraram na nave central.

Nos vídeos que circulam na internet, é possível observar grandes chamas surgindo do interior da catedral através da rosácea e das janelas da fachada, cujos vitrais foram destruídos.

Dom Michel Aupetit, Arcebispo de Paris, afirmou em uma mensagem publicada em seu perfil da rede social Twitter que “uma catedral incendiada é uma experiência que desejaríamos não ter vivido novamente”.

“Agradeço de coração aos bombeiros que, de novo, demonstraram sua coragem e rezamos por eles, assim como por todos os que, em Nantes, católicos ou não, se sentem afetados por este novo drama”.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Este incêndio acontece pouco mais de um ano depois do incêndio que também atingiu gravemente a emblemática catedral de Notre Dame de Paris, em abril de 2019. Assim como naquela ocasião, o valor religioso e patrimonial desta catedral é imenso e sua perda seria irreparável.

Esta catedral já havia sofrido vários danos durante a Segunda Guerra Mundial, em um bombardeio em 1944. Também em 1972, um incêndio destruiu o telhado da catedral.

A pedra fundamental deste edifício foi colocada em 1434 e sua construção durou até 1891. Embora responda a vários estilos arquitetônicos, a catedral de Nantes é considerada um dos maiores expoentes da arquitetura gótica flamejante.

Confira também: