Bombay, 7 de ago de 2020 às 12:00
Um jovem católico aproveitou os dias de confinamento devido à pandemia de coronavírus COVID-19 para transcrever a Bíblia à mão.
Regin Valsan é o nome do cidadão católico de Kerala (Índia) que aproveitou os dias de confinamento social, de 1º de abril a 22 de julho, para transcrever toda a Bíblia Católica completamente à mão, informou Media Catholica, assessoria de imprensa oficial da Arquidiocese de Trichur, em uma publicação recente no Facebook.
O exemplar inédito, que gerou a admiração dos fiéis nas redes sociais, contém os 73 livros das Sagradas Escrituras e está escrito em malaiala ou malabar, que é o idioma oficial do estado de Kerala.
Para concluir esse trabalho incrível em apenas 113 dias, Valsan precisou usar 32 canetas e 2.755 folhas de tamanho A4. A Bíblia, cuja capa e contracapa estão feitas de madeira e unidas com dobradiças, tem apliques em cor dourada e a inscrição “Holy Bible” (Bíblia Sagrada) na parte da frente.
Depois de terminar seu trabalho, o jovem católico colocou o exemplar singular da Bíblia Católica à disposição do pároco da Igreja local, Pe. Finosh Keettikka,
Pe. Keettikka, que atualmente trabalha como provincial da Igreja de Santo Antônio, recebeu com surpresa e alegria o trabalho de Valsan e decidiu colocá-la em sua paróquia, para que esteja à livre disposição dos fiéis que queiram lê-la e consultá-la.
A Igreja de Santo Antônio está localizada no norte de Karamuck, no distrito de Thrissur, Kerala e pertence à Arquidiocese de Trichur.
Uma reportagem da emissora de televisão local Shekinah, dedicada a divulgar notícias da Igreja Católica Siro-Malabar, mostra Valsan segurando a Bíblia nos braços com Dom Mar Thazhath Andrews, Arcebispo Metropolitano de Trichur, que comenta sobre a façanha incrível do jovem indiano.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Em outra cena, Valsan aparece acompanhado por duas mulheres, mostrando as páginas da Bíblia ao Pe. Keettikka dentro da igreja e, em seguida, o jovem aparece contemplando uma imagem de Nossa Senhora localizada em uma gruta.
Segundo os meios internacionais, as autoridades de Kerala, uma região costeira da Índia com 34 milhões de habitantes, decidiram estender o modelo do triplo confinamento até 26 de julho, devido a um novo surto de casos de coronavírus.
Segundo a instituição de caridade Open Doors, a Índia é classificada como o 10º país a registrar o maior número de perseguições contra os cristãos em todo o mundo. O país é o lar de cerca de 66 milhões de cristãos.
A organização assinalou que a perseguição às minorias religiosas aumentou desde que o partido nacionalista hindu Bharatiya Janata ganhou o poder em 2014, com milhares de incidentes a cada ano. Além disso, acusou o partido no poder de permitir que extremistas ataquem cristãos com impunidade.
Em abril, a Comissão dos Estados Unidos para a Liberdade Religiosa Internacional pediu ao Departamento de Estado que coloque a Índia em uma lista de "países de preocupação especial" em consequência dos ataques às minorias.
Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.
Confira também: