ROMA, 16 de set de 2005 às 19:40
O Presidente da Conferência Episcopal turca, Dom Ruggero Franceschini, expressou a esperança dos bispos da Turquia em que uma eventual visita do Papa Bento XVI seja ocasião para que o mundo conheça as necessidades “espirituais e materiais” da Igreja Católica neste país de maioria muçulmana.
Dom Franceschini, quem além disso é Arcebispo de Izmir, declarou ao Serviço Informativo Religioso (SIR) que enviou uma carta ao Pontífice em que expressa as boas-vindas adiantadas dos bispos turcos. Esta semana o governo da Turquia convidou oficialmente o Papa a visitar o país em 2006.
“Será uma oportunidade para fazer conhecer a realidade da Igreja turca, seus religiosos, seus bispos, sacerdotes e fiéis. Temos a necessidade de ser apoiados espiritual como materialmente”, indicou o Arcebispo.
Segundo o Prelado, na carta “auspiciamos um encontro com as autoridades turcas”, os ortodoxos e outras comunidades presentes no país. Em particular “nosso desejo seria que o Papa se encontre com as autoridades turcas e falar com eles do reconhecimento jurídico da Igreja”, indicou.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Dom Franceschini adiantou que tem proposto uma visita, “que poderia ser realizada no segundo ou terceiro dia” à localidade da Esmirna “com a que muçulmanos, católicos, protestantes, ortodoxos concordam. Aqui se poderia celebrar uma liturgia da Palavra, presidida pelo Papa. Já no passado João XXIII e Paulo VI visitaram a Esmirna”.
Embora ainda não exista confirmação oficial, o Arcebispo espera que a eventual visita coincida com a festa de Santo André, padroeiro dos ortodoxos, que se celebra a cada 30 de novembro.