WASHINGTON DC, 27 de ago de 2020 às 12:30
Uma religiosa, cirurgiã e militar aposentada foi uma das oradoras na Convenção Nacional Republicana que está sendo realizada esta semana nos Estados Unidos, na qual o presidente Donald Trump já foi nomeado oficialmente como candidato à reeleição.
A irmã Deirdre “Dede” Byrne POSC foi anunciada como oradora da campanha de Trump no domingo e tem um currículo notável que se destaca entre os oradores da convenção. Ela é uma coronel aposentada do Exército dos Estados Unidos e membro das Pequenas Irmãs Operárias dos Sagrados Corações de Jesus e Maria. Serviu no exterior como soldado e missionária.
Criada nos subúrbios de Washington D.C. em uma família de sete irmãos, Byrne formou-se na Virginia Tech antes de iniciar o curso de medicina na Georgetown University. Enquanto esteve lá, entrou no exército como forma de pagar seus estudos e acabou servindo por 29 anos como médica e cirurgiã.
Entre 1982 e 1985 trabalhou no campo da família e como membro do exército em tempo integral entre 1982 e 1989. Depois disso, serviu como missionária entre 1989 e 1990, enquanto ainda estava na reserva do exército. Completou sua segunda residência geral de medicina em 1997, mesmo ano em que conheceu Madre Teresa. Byrne teve a missão de ajudar a agora santa em qualquer necessidade durante sua visita a Washington.
Durante seu serviço no exército, discerniu sua vocação religiosa, uma vocação que disse que sempre teve, e foi encorajada por um sacerdote a encontrar uma ordem religiosa que lhe permitisse continuar seu serviço no campo da medicina. Foi assim que chegou às Pequenas Irmãs Operárias dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, instituto nascido na Itália no século XIX e que está presente em Washington desde 1954.
Byrne entrou na formação do instituto religioso em 2002 e emitiu seus primeiros votos em 2004. Permaneceu na Reserva do Exército e foi enviada em missão três vezes. Depois de sua terceira missão ao Afeganistão, em 2008, recebeu a ordem de se aposentar do exército, o que fez em 2009. Realizou os seus votos perpétuos em 2011.
Byrne falou ontem à noite na Convenção Nacional Republicana. Trump elogiou seu serviço militar e na área médica no passado. Em 4 de julho de 2019, em sua “Saudação à América”, o presidente disse que “desde os primeiros dias, os norte-americanos de fé levantaram a nossa nação. Esta noite nos unimos à irmã Deirdre Byrne, uma cirurgiã aposentada do Exército que serviu por quase 30 anos".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“No dia 11 de setembro de 2001, a religiosa chegou ao Marco Zero, atravessando a fumaça e os escombros, e prestou primeiros socorros e conforto a todos. Hoje a irmã Byrne dirige uma clínica médica que atende os pobres na capital de nosso país. Irmã, obrigado por sua vida de serviço. Obrigado".
Segundo perfil do Instituto GIVEN, a religiosa é atualmente superiora da Casa de Washington das Pequenas Operárias em Washington e trabalha em uma clínica.
Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.
Confira também:
EUA: Jesuíta James Martin e religiosa Simone Campbell rezarão em Convenção Democrata https://t.co/ICGVh2h0Kc
— ACI Digital (@acidigital) August 20, 2020