A Sala de Imprensa da Santa Sé informou que o Papa Bento XVI nomeou como novo Arcebispo de Caracas (Venezuela) Dom. Jorge Liberato Urosa Savino, que até o momento da nomeação se desempenhava como Arcebispo de Valência.

O Prelado nasceu em Caracas em 1942. Realizou os estudos eclesiásticos no Seminário Interdiocesano de Caracas e no Seminário de Santo Agostinho, em Toronto, Canadá. Posteriormente, obteve o doutorado em Teologia Dogmática na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma.

Foi ordenado sacerdote em Caracas em 15 agosto de 1967. desempenhou-se como professor e Superior do Seminário São José de Caracas. Foi Reitor do Seminário Interdiocesano Santa Rosa de Lima em Caracas.

Em 6 de julho de 1982 foi nomeado Bispo titular de Vegesela de Bizacena e Auxiliar de Caracas. Recebeu a consagração episcopal em 22 de setembro de 1982. Em 16 de março de 1990 foi nomeado Arcebispo metropolitano de Valência, na Venezuela.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Dom. Urosa sucede no governo pastoral da arquidiocese de Caracas ao Cardeal Antonio Ignacio Velasco que faleceu em 6 de julho de 2003.

A arquidiocese de Caracas tem uma população de quatro milhões de habitantes, dos quais três milhões e 400 mil se professam católicos. São 610 os sacerdotes que prestam seu serviço pastoral na circunscrição, além dos quase dois mil religiosos e onze diáconos permanentes.

Em declarações à imprensa local, o recém designado Arcebispo de Caracas, manifestou sentir "grande alegria" e ter recebido, "com um senso de obediência à vontade de Deus", a nomeação.

O Prelado expressou que agora lhe corresponde "ser o pastor de todos os fiéis da arquidiocese de Caracas, para anunciar a mensagem de Jesus Cristo e levar-lhes o amor de Jesus Cristo especialmente àqueles que estão em situações mais difíceis, os pobres, os fracos, os excluídos, os doentes, os presos, aqueles que se afastaram de Deus".