Diante da passagem do furacão Laura, os católicos de Lake Charles, na Louisiana (Estados Unidos), agradeceram a Deus porque os danos foram menores do que o esperado e asseguram que por causa das correntes de oração várias vasas ficaram intactas.

Em 27 de agosto, o furacão Laura se tornou uma tempestade de categoria 4, que deixou 800 mil casas sem eletricidade em Louisiana, Texas, Arkansas e Mississippi. A água ultrapassou os três metros de altura e causou danos consideráveis ​​à estrutura de muitos edifícios.

O sistema elétrico e as instalações de água da cidade estão danificados, as árvores e os cabos elétricos caíram e estão impedindo a entrada dos caminhões de ajuda, e os vidros de vários edifícios explodiram.

A bolsista da Fraternidade de Estudantes Católicos Universitários (FOCUS) da Universidade Estadual de McNeese, Mary Caitlin Spinig, indicou que deixou a cidade com um grupo de cinco pessoas em direção a Biloxi, Mississippi, fugindo da tempestade, que originalmente seria de escala 2.

Spinig indicou que naquela noite todos foram dormir “pensando que na manhã seguinte não sobraria nada de Lake Charles”, no entanto, o nível de inundação foi inferior aos 6 metros inicialmente previstos.

“O furacão ficou na cidade apenas seis horas e, embora tenha feito alguns estragos, a maioria dos prédios ainda estava lá pela manhã. Um dos meteorologistas notou que a onda de tempestade estava se dirigindo para Louisiana, mudou para o leste e desapareceu. Para mim, esse era o Senhor”, destacou.

Spinig acrescentou que sua casa ficou intacta, mas nas proximidades uma antena de televisão caiu e alguns edifícios tiveram os seus tetos destruídos.

“Temos uma estátua de São Francisco que ainda estava de pé depois que o furacão passou. Uma enorme árvore caiu na frente do meu carro e saiu o adesivo do Sagrado Coração de Jesus do para-choques. Foi como se tivesse um campo de força ao redor da minha casa”, assinalou.

A autora e conferencista católica Katie Prejean McGrady indicou que, como é tradição em sua família, deixou um terço na maçaneta de sua casa antes de evacuar a cidade devido à proximidade do furacão.

McGrady assinalou que quando seu marido voltou para revisar a situação de sua casa, percebeu que, apesar das árvores e telhas caídas, sua casa estava bem e o terço ainda estava intacto na porta.

Em frente à casa de Amber e Matt Moseley, que são missionários de FOCUS, há uma estátua de Maria de plástico preenchida com areia.

"Temos destroços por toda parte, mas a estátua de Maria não se moveu", disse Amber Moseley.

Para os cidadãos de Lake Charles, o fato de os estragos causados ​​pela tempestade não terem sido piores e a enchente não ter sido maior, foi uma resposta à enorme onda de orações que realizaram por dias antes da chegada do furacão Laura.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Ajuda na reconstrução

Muitos vizinhos estão se ajudando para consertar os telhados de suas casas ou emprestando materiais de carpintaria e escadas para os necessitados.

Amber Moseley indicou que estão fazendo o trabalho entre si, pois demoraria muito para esperar a chegada de apoio devido às chuvas contínuas.

"Meu marido, Matt, colocou lonas nos telhados e está ajudando seus amigos a limparem o dia todo", acrescentou.

Da mesma forma, a Catholic Charities de Lake Charles, liderada pela Irmã da Misericórdia, Miriam MacLean, concentrou-se na ajuda humanitária após o furacão.

Durante o ano, a organização administra um banco de alimentos, fornece ajuda para aluguel e para os serviços públicos e leva atendimento médico aos necessitados.

“Catholic Charities em Lake Charles está fornecendo comida e água para as pessoas. São um pilar para a nossa comunidade”, disse McGrady.

Mais em

As paróquias da cidade também incentivaram os católicos a estenderem a mão aos vizinhos e familiares para lhes oferecer ajuda.

Publicado originalmente em National Catholic Register. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: