SÃO PAULO, 12 de set de 2020 às 09:00
Por ocasião da festa da Exaltação da Santa Cruz, celebrada em 14 de setembro pela Igreja, uma relíquia da Vera Cruz será exposta para veneração dos fiéis, em São Paulo (SP), na terça-feira, 15 de setembro.
A relíquia pertence ao Oratório São Luís, que é privado, sob a custódia de Fábio Tucci Farah, cavaleiro guardião de relíquias da International Crusade for Holy Relics (ICHR) e perito em relíquias da Arquidiocese de São Paulo.
A apresentação da relíquia acontecerá na Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, em São Paulo, às 18h.
A relíquia da Vera Cruz foi encontrada por Santa Helena, mãe do imperador Constantino, quando peregrinou à Terra Santa, já com quase 80 anos de idade. Conforme explica Farah, foi nesta peregrinação que a santa “descobriu em uma cisterna à leste do Calvário a relíquia mais importante do cristianismo”.
Santa Helena, então, “teria ordenado a divisão da verdadeira cruz”, sendo que “uma parte permaneceria em Jerusalém e seria adorada por multidões de peregrinos”.
Entretanto, “quase trezentos anos após a incrível descoberta de Santa Helena, os persas invadiram Jerusalém e roubaram parte da Santa Cruz ali custodiada”. “Felizmente – pontua Farah –, essa relíquia seria recuperada pelo imperador bizantino Heráclito, em 628”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Na Idade Média, de acordo com o especialista, o beato Jacopo de Varazze registrou vários milagres ocorridos quando a Cruz foi recolocada em seu lugar, bem como o louvor entoada pelo monarca ao devolver a Cruz à Cidade Eterna: “Ó Cruz mais resplandecente que o conjunto dos astros, célebre no mundo, tão amável aos homens, mais santa que tudo, a única que foi digna de portar o valor do mundo! Doce madeira! Doces cravos! Doce ponta de espada! Doce lança! Doce cruz que suportou tal peso! Salve os que aqui estão sob seu estandarte para louvá-la”.
Nesse sentido, Farah convida os fiéis a, nesta oportunidade em que a relíquia será exposta, venerá-la. “As relíquias da cruz são as mais sagradas, as que possuem a maior dignidade”, ressaltou.
A Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, onde a relíquia será apresentada, fica localizada na Alameda Franca , 889, Jardim Paulista, São Paulo (SP).
Confira também:
Conheça esse crucifixo gigante de uma cidade brasileira dedicada à Santa Cruz https://t.co/hk5ZSUReBK
— ACI Digital (@acidigital) September 11, 2020