Vaticano, 18 de set de 2020 às 10:44
O Vaticano resolveu o debate sobre o título da nova encíclica do Papa Francisco, "Fratelli tutti" sobre a fraternidade e a amizade social, e especificou que o título em italiano permanecerá como tal e não será traduzido para nenhuma das línguas em que que o documento será distribuído.
“Fratelli tutti” é o título que o Papa estabeleceu para sua nova encíclica dedicada, como lemos no subtítulo, à "fraternidade" e à "amizade social". O título original em italiano permanecerá assim - portanto sem ser traduzido - em todos os idiomas em que o documento for distribuído”, explicou Andrea Tornielli, diretor editorial do Dicastério para a Comunicação, em artigo publicado no Vatican News, em 16 de setembro.
O Papa Francisco assinará a encíclica no dia 3 de outubro na cidade de Assis, após uma Missa no túmulo de São Francisco. O documento será divulgado no dia seguinte, no domingo, 4 de outubro.
Com a decisão de deixar o título no italiano original, o Vaticano encerrou o debate que se originou em alguns países sobre o assunto "e a forma de traduzi-lo de forma inclusiva".
Tornielli também explicou que "Como se sabe, as primeiras palavras da nova "carta circular" (este é o significado da palavra "encíclica") são inspiradas no grande santo de Assis cujo nome o Papa Francisco escolheu".
O diretor editorial indicou depois que “como é uma citação de São Francisco (encontrada nas Admoestações, 6, 1: FF 155), o Papa obviamente não a alterou. Mas seria absurdo pensar que o título, em sua formulação, contenha qualquer intenção de excluir de seus destinatários mais da metade dos seres humanos, ou seja, as mulheres”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Pelo contrário, Francisco escolheu as palavras do santo de Assis para inaugurar uma reflexão sobre um tema com o qual se preocupa muito como a fraternidade e a amizade social e por isso pretende se dirigir a todas as suas irmãs e irmãos, todos os homens e mulheres de boa vontade que povoam a terra. A todos, de uma forma inclusiva, jamais exclusiva”, continuou.
“Fratelli tutti” é a terceira encíclica do pontificado do Papa Francisco após “Lumen Fidei”, de 29 de junho de 2013, e “Laudato si’”, de 24 de maio de 2015.
Confira também:
Nesta data será publicada a encíclica "Fratelli tutti" do Papa Francisco https://t.co/y1DZitztDz
— ACI Digital (@acidigital) September 17, 2020