Roma, 31 de out de 2020 às 11:00
A sala de imprensa da Santa Sé informou no dia 29 de outubro que o Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Diocese de Ascoli Piceno (Itália) apresentada por Dom Giovanni D'Ercole, que agora se dedicará à vida monástica de silêncio e oração.
Ao mesmo tempo, o Santo Padre nomeou Dom Domenico Pompili, Bispo de Rieti, como Administrador Apostólico da mesma Sé.
Dom D'Ercole, de 73 anos, destacou em um vídeo que essa renúncia "é uma escolha difícil, dolorosa, mas profundamente livre, inspirada pelo serviço à Igreja e não por interesses pessoais".
“Num momento difícil como este, em que reina a confusão, há muito medo na sociedade e sinto profundamente a necessidade de me dedicar à oração”, alertou.
Neste sentido, Dom D'Ercole anunciou: “Entro num mosteiro onde poderei acompanhar de forma mais intensa o caminho da Igreja na meditação, na contemplação e no silêncio ... Sinto que Deus me chama a dar um passo para poder servir desta forma".
Por fim, o Bispo italiano renovou sua estima e carinho e garantiu que não abandona ninguém. “Estarei ainda mais perto da Diocese e de cada um de vocês com minhas orações”, concluiu.
“Só Deus pode ser a esperança confiável sobre a qual descansar cada passo que dermos para um futuro que parece incerto, mas que estará marcado pela luz de Deus”, concluiu.
Segundo informou a imprensa local, o Bispo D'Ercole sai “exausto” pelo terremoto ocorrido em 24 de agosto de 2016, que causou a morte de 51 pessoas e pela situação provocada pela COVID-19.
Além disso, segundo os superiores da "Pequena Obra da Divina Providência" de São Luigi Orione, congregação religiosa da qual faz parte, Dom D'Ercole disse-lhes que “considerava oportuno retirar-se, por algum tempo, a um mosteiro em África, onde começou o seu sacerdócio”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Dom Giovanni D'Ercole nasceu em 5 de outubro de 1947 e foi ordenado sacerdote em 5 de outubro de 1974.
Foi nomeado Bispo Auxiliar de L'Aquila em 14 de novembro de 2009 por Bento XVI e mudou para a Diocese de Ascoli Piceno em 12 de abril de 2014 pelo Papa Francisco.
Além disso, Dom D'Ercole é um rosto conhecido na televisão na Itália porque apresentou programas no canal público RAI 2 de 1994 a 2018.
Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.
Confira também:
Religiosa cega que promoveu pastoral com pessoas cegas será beata https://t.co/dcOhS07FLC
— ACI Digital (@acidigital) October 30, 2020