Vaticano, 3 de dez de 2020 às 16:00
A ambulância da Esmolaria Apostólica experimentou uma atividade notável na quarta-feira, 2 de dezembro, quando se deslocou à cidade de Torvaianica, nos arredores de Roma, para fornecer vacinas contra a gripe e realizar testes de coronavírus a pessoas sem-teto.
Apesar do mau tempo (na quarta-feira Roma registou chuvas fortes típicas desta época do ano), a ambulância do Vaticano vacinou e realizou testes de Covid-19 em 35 pessoas junto ao átrio da paróquia de Nossa Senhora da Imaculada , conforme informou Vatican News.
As pessoas beneficiadas por esta iniciativa caritativa da Esmolaria Apostólica eram de várias nacionalidades, mas a maioria procedia da Argentina, Colômbia e Peru que, devido à situação em que se encontram na Itália, não têm acesso ao sistema nacional de saúde.
Do mesmo modo, Vatican News assinalou que Torvaianica sofre de um grave problema de exclusão social, com taxas de pobreza e de pessoas sem-teto incomumente altas. Muitas das pessoas atendidas exercem a prostituição em áreas próximas à praia.
Pe. Andrea Conocchia, sacerdote de Torvaianica, afirmou que apesar da chuva “foi um dia claro, porque foi iluminado e aquecido pela presença de amigos que chegaram na ambulância do Vaticano”. “As pessoas ficam felizes por essa proximidade, por essa presença, atenção e carinho”, assegurou. As pessoas “rezam pela Igreja. Pedem a bênção do Papa. Estão muito felizes ”em receber ajuda.
No entanto, não é a primeira vez que o Papa se preocupa com esta cidade próxima a Roma. Em abril passado, o Pontífice pediu ao Cardeal Konrad Krajewski, Esmoleiro de Sua Santidade, que enviasse dinheiro a um grupo de prostitutas transgêneros de Torvaianica que sofriam de falta de moradia e tinham ido pedir ajuda à paróquia local.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
A ação desta quarta-feira em Torvaianica se soma a outras realizadas pela Esmolaria Apostólica, liderada pelo Cardeal Krajewski, que está se envolvendo particularmente durante a pandemia de coronavírus na ajuda aos pobres e sem-teto em Roma e nas cidades vizinhas através da distribuição de refeições e máscaras contra Covid-19.
Publicado originalmente em CNA. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.
Confira também:
Coronavírus: Papa Francisco doa 200 litros de leite para os necessitados de Roma https://t.co/QCWPF2vNm7
— ACI Digital (@acidigital) March 24, 2020