O Papa Francisco concordou em conceder indulgência plenária aos fiéis que participarem das celebrações virtuais em casa por ocasião da Festa de Nossa Senhora de Guadalupe.

O anúncio foi feito pelo Arcebispo Primaz do México, Cardeal Carlos Aguiar Retes, ao concluir a celebração da Missa do domingo, 6 de dezembro, na Basílica de Guadalupe.

O Cardeal Aguiar Retes disse que “a situação da pandemia nos obrigou, para o bem da vida de todos, a manter fechado o complexo de Guadalupe de 10 a 13 de dezembro e, portanto, as celebrações de Nossa Mãe, em vez de virem aqui para a casa dela, ela quer ir para a casa de vocês”.

“Para motivar essa presença de Nossa Senhora nas suas casas, quando acompanhem as Missas da meia-noite, do início do dia 12 ou a das Rosas, do meio-dia, pedi ao Santo Padre, o Papa Francisco, que nos concedesse para motivação, encorajamento e esperança, de todos vocês e de todos os devotos de Nossa Senhora, que recebam a indulgência plenária em sua casa.

Com essa indulgência plenária, indicou, “vocês podem se unir em favor de seus irmãos” falecidos da família, seus antepassados.

“O Papa a concedeu como um consolo”, sublinhou.

“Esta semana, nos próximos dias, vamos transmitir em diferentes meios de comunicação as condições habituais para a indulgência plenária e para que vocês possam lucrá-la”.

Embora originalmente a Basílica de Guadalupe tivesse planejado acolher os peregrinos que viriam contemplar a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, sem a celebração das Missas nos dias 11 e 12 de dezembro, em 23 de novembro foi anunciado que o santuário mariano permaneceria completamente fechado de 10 a 13 de dezembro para evitar infecções por coronavírus COVID-19.

A Basílica também anunciou uma série de atividades virtuais nas quais os devotos poderão participar por meio de seu site oficial.

Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram

Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

A Missa da meia-noite será transmitida pelo canal YouTube da Basílica de Guadalupe, no dia 11 de dezembro, a partir das 23h (Horário da Cidade do México). A Missa das Rosas vai ao ar no dia 12 de dezembro a partir do meio-dia.

Em nota publicada, em 7 de dezembro, o Cardeal Aguiar Retes especificou as condições para lucrar a indulgência plenária:

É necessário, disse, "preparar um lugar de oração à Nossa Senhora de Guadalupe em seu próprio lar”. Além disso, observou, os fiéis precisam “participar através da mídia, seguindo com devoção e atenção exclusiva, como se faz em forma presencial, a uma das missas a serem celebradas na Basílica de Guadalupe".

Por último, indicou, é preciso "cumprir as condições habituais para lucrar as indulgências: 1. rezar pelas intenções do Santo Padre. 2. Estar na graça de Deus por ter confessado. 3. Assistir à missa completa. 4. Comungar. As três últimas condições podem ser satisfeitas desde que as condições sanitárias o permitam”.

Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.

Confira também: