Lisboa, 14 de dez de 2020 às 15:00
O Papa Francisco concedeu a coroação pontifícia da imagem de Nossa Senhora da Soledade, venerada na Basílica de Mafra, em Portugal.
Conforme assinala a Real e Venerável Irmandade do Santíssimo Sacramento de Mafra (RVISS), que custodia esta imagem, “trata-se do reconhecimento, por parte da Santa Sé, da devoção à Santíssima Virgem presente na venerada imagem da Soledade da Basílica de Mafra, com o propósito de estender a todo o orbe católico a importância deste título mariano e o seu culto, fortalecendo assim a piedade cristã nas suas mais diversas expressões”.
“O ato de coroar Nossa Senhora é reconhecer que Ela é rainha da Igreja, de Portugal e das nossas vidas. É recriar na nossa comunidade a Coroação Celeste de Maria como um memorial da sua realeza e dispormo-nos a ser, com Ela e como Ela, humildes servos do Senhor”, assinala a RVISS.
A Irmandade ressalta, então, que este é “um motivo de grande alegria”, configurando-se em um incentivo para o “incremento do culto da Santíssima Virgem, a quem a Basílica de Mafra foi dedicada em 1730”.
A coroação pontifícia, indica a RVISS, “é uma dignidade concedida a Portugal e à população de Mafra em particular”, e representa “um verdadeiro sinal da realeza de Nossa Senhora, nesta hora difícil, no nosso país que, logo desde a sua fundação, é chamado ‘terra de Santa Maria’”.
Devido à pandemia do coronavírus, ainda não há data marcada para a cerimônia de coroação, a qual “será comunicada em tempo oportuno”.
Por sua vez, o Patriarca de Lisboa, Cardeal Manuel Clemente, que é “Irmão de Honra” da Irmandade, felicitou a mesma por esta coroação pontifícia da imagem de Nossa Senhora da Soledade.
Para o Purpurado, deste modo, “se ligam dois motivos tão essenciais" na Basílica de Mafra: "a devoção mariana e a fidelidade ao sucessor de São Pedro".
Conforme pontua o site da Rádio Renascença, esta é a terceira imagem mariana a receber a coroação pontifícia em Portugal. As duas anteriores foram: a de Nossa Senhora do Sameiro, em Braga, em 12 de junho de 1904, pelo Núncio Apostólico, Mons. José Macchi, delegado especial do Papa Pio X, e a de Nossa Senhora de Fátima, em 13 de maio de 1946, pelo Cardeal Masella, legado pontifício.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Além disso, entre os países de língua portuguesa, também receberam esta distinção pontifícia as imagens de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, e de Nossa Senhora do Carmo, em Recife.
A imagem de Nossa Senhora da Soledade, custodiada pela Basílica de Mafra, data de 1773. Habitualmente, costuma sair nas procissões do Senhor Jesus dos Passos, em 25 de fevereiro, e do enterro, na Sexta-feira Santa.
Em 2018, passou por uma restauração e, na época, um fato curioso revelou uma história única em Portugal: ocultos no forro do manto de seda da imagem, sete manuscritos do final do século XIX traziam pedidos de graças à Virgem Maria.
Os manuscritos foram colocados junto aos bordados em fio de ouro e, conforme explicou à RVISS na ocasião, “os pedidos datam da última década do século XIX , e foram escondidos, presume-se, pelas próprias bordadeiras da então Sirgaria Bello, Jorge & Santos, Fornecedora da Casa Real estabelecida no Rossio, em Lisboa”.
Segundo a Irmandade, sua Mesa Administrativa determinou a abertura dos manuscritos, “leitura e posterior acondicionamento no arquivo histórico”.
Confira também:
Portugal: Manuscritos com pedidos de graças descobertos em manto de Nossa Senhora https://t.co/88efHr2J2D
— ACI Digital (@acidigital) February 9, 2018