Vaticano, 15 de jan de 2021 às 14:45
O Papa Emérito Bento XVI enviou uma carta na qual expressou sua proximidade à Croácia e assegurou suas orações pelas pessoas afetadas pelo recente terremoto, além disso, abençoou todo o país.
O Papa Emérito escreveu a carta em resposta às saudações de Natal que recebeu do Arcebispo de Zagreb, Cardeal Josip Bozanic.
O terremoto ocorreu em 29 de dezembro e teve como epicentro a diocese de Sisak, onde a Cáritas continua trabalhando durante o processo de reconstrução.
Na carta, Bento XVI descreve que “no momento em que começou a escrever algumas linhas de felicitação pelo ano novo e para lhe agradecer por sua bela carta de 10 de dezembro, recebi a notícia do terremoto que causou numerosas destruições em sua amada Arquidiocese”.
“Só posso comunicar-lhes a minha profunda emoção e a minha participação na dor, gerada por esse fato incompreensível. Com toda a minha casa rezo ao Menino Jesus para que veja a paixão de tantas pessoas inocentes e que ajude a reconstruir a partir da destruição”, escreveu o Papa Emérito.
Por fim, Bento XVI assinalou que aceita "com todo o coração o seu pedido de abençoar à Igreja de Zagreb e a toda a Croácia".
O terremoto de 29 de dezembro teve magnitude de 6,4 na escala Richter e foi registrado a 3 quilômetros da cidade croata de Petrinja.
O fenômeno geológico foi precedido por outros dois terremotos registrados no dia anterior, de menor magnitude, e depois, ocorreram outros 3, um na própria terça-feira, 29 de dezembro, e outros dois nesta quarta-feira, 30 de dezembro.
Seus efeitos também foram observados em outros países da região dos Bálcãs, como a Bósnia e Herzegovina, Sérvia ou Montenegro, bem como em outros países próximos, como Áustria, Hungria, Romênia, Alemanha ou Itália.
Pelo menos 7 pessoas morreram e houve vários feridos.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Além disso, o terremoto provocou o desabamento de alguns edifícios e danificou várias infraestruturas, entre as quais estradas, escolas, hospitais, edifícios públicos e também várias igrejas.
Atualmente, o trabalho continua para proteger alguns dos edifícios danificados. Em 11 de janeiro, o telhado da Catedral da Exaltação da Cruz em Sisak foi removido e três sinos foram removidos.
No dia 4 de janeiro, o Cardeal Josip Bozanic, junto com os dois bispos auxiliares da Arquidiocese de Zagreb, visitaram a diocese de Sisak junto com seu bispo, Dom Vlado Kosic.
“Estamos aqui - disse o Cardeal Bozanic - para mostrar solidariedade, para testemunhar a proximidade ao bispo Kosic e aos fiéis a ele confiados, bem como a todos os habitantes desta região que sofreram o terremoto, mas também para prestar homenagem a quantos vieram para ajudar os necessitados, especialmente nossos jovens”.
Por sua vez, a Cáritas e algumas Conferências Episcopais se mobilizaram para ajudar. A Conferência Episcopal Italiana (CEI) enviou 500 mil euros para ajudar na emergência.
Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.
Confira também:
Papa expressa solidariedade com os afetados pelo terremoto na Croácia https://t.co/zZNFBdkFCD
— ACI Digital (@acidigital) December 30, 2020