MADRI, 20 de jan de 2021 às 12:05
Uma explosão destruiu quatro andares de um edifício pertencente à Paróquia ‘Virgem de la Paloma’, na rua Toledo, no centro de Madri. O prédio ficou parcialmente destruído.
Pedimos que recéis por que no haya víctimas. Son los salones y la vivienda de los sacerdotes de la parroquia. Los sacerdotes están atendidos por samur y fuera de peligro. Hay una persona laica que estaba allí que no se la localiza. https://t.co/sXpAnrlZyC
— Virgen de la Paloma ⛪️ (@ParroquiaPaloma) January 20, 2021
A explosão se deu devido a um vazamento de gás e ocorreu por volta das 15h00 (hora local da Espanha). Afetou o lar de idosos ‘Los Nogales’, administrado pela paróquia, juntamente com o Colégio de La Salle, localizado na propriedade vizinha.
Segundo afirmaram fontes da Arquidiocese citadas por Telemadrid, a explosão ocorreu no momento em que a caldeira do prédio estava sendo reparada.
O edifício paroquial acolhia os salões e quartos dos sacerdotes da paróquia da ‘Virgem de la Paloma’.
Ao menos três pessoas faleceram, entre elas, o técnico, pai de 4 filhos, que estava consertando a caldeira. O edifício segue pegando fogo no momento porque a intervenção dos bombeiros não é possível devido ao risco de novas explosões.
‘Emergencias Madrid’ informou que há vários feridos. Um deles é um sacerdote da paróquia que foi encaminhado ao hospital. Também há um leigo desaparecido.
Balance #explosión en la calle Toledo. 2 personas fallecidas, 6 heridos leves, uno moderado y uno grave trasladado a La Paz. @SAMUR_PC @BomberosMad @policiademadrid y @policia continúan trabajando en la zona. pic.twitter.com/N4IbUD0PY9
— Emergencias Madrid (@EmergenciasMad) January 20, 2021
Não há feridos entre os funcionários ou residentes do lar de idosos, confirmou o diretor da instituição a Televisión Española. Também não há vítimas entre os alunos ou professores do Colégio de La Salle, cujo pátio estava fechado devido aos efeitos da tempestade que há dias atinge a capital da Espanha.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Desplegados en la calle Toledo más de 120 agentes especializados de Policía Nacional: UIP, UPR, TEDAX, Subsuelo, SMA, Policía Científica, Seguridad Ciudadana, Información y Guías Caninos.
— Policía Nacional (@policia) January 20, 2021
Se continúa trabajando en el aseguramiento del lugar#Madrid #Explosión pic.twitter.com/3g6SnbngHb
O Arcebispo de Madri, Cardeal Carlos Osoro, foi à região para consolar os fiéis da paróquia ‘de La Paloma’ e, segundo assinalou em uma mensagem divulgado em seu perfil oficial do Twitter, reza “pela comunidade cristã nesse momento de dificuldade e peço pelas vítimas”.
Estoy con algunos fieles cerca de la parroquia de La Paloma, donde se ha producido una fuerte explosión. Rezo por la comunidad cristiana en estos momentos de dificultad y pido por las víctimas.
— Carlos Osoro Sierra (@cardenalosoro) January 20, 2021
Diversos vizinhos, entre eles idosos do lar, estão refugiados em cafeterias do bairro. A explosão afetou outros edifícios próximos, quebrando vidros e com desprendimento de destroços. Várias unidades da polícia e do corpo de bombeiros se deslocaram para a região.
Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Natalia Zimbrão.
Confira também:
Papa pede que se lute pela unidade porque o diabo sempre divide https://t.co/RPbebNsJFn
— ACI Digital (@acidigital) January 20, 2021