Vaticano, 3 de mar de 2021 às 12:30
O Papa Francisco expressou, mais uma vez, seu pesar pela violência que ocorre em Mianmar como consequência do golpe de estado de 1º de fevereiro e pediu que se retome o caminho à democracia.
Ao concluir a Audiência Geral desta quarta-feira, 3 de março, o Santo Padre lamentou que “ainda estão chegando de Mianmar notícias tristes de sangrentos confrontos, com perdas de vidas humanas”.
“Gostaria de chamar a atenção das autoridades envolvidas para que o diálogo prevaleça sobre a repressão e a harmonia sobre a discórdia. Dirijo um apelo também à comunidade internacional, para que atue a fim de que as aspirações do povo de Mianmar não sejam sufocadas pela violência”.
“Que aos jovens daquela amada terra seja concedida a esperança de um futuro onde o ódio e a injustiça deem lugar ao encontro e à reconciliação. Repito, finalmente, o desejo expresso há um mês: que o caminho rumo à democracia empreendido nos últimos anos por Mianmar possa ser retomado através do gesto concreto da libertação dos vários líderes políticos presos”, foi a mensagem do Santo Padre.
Mianmar vem registrando confrontos sangrentos entre as forças de segurança e manifestantes contra o golpe de Estado militar de 1º de fevereiro que derrubou a líder Aung San Suu Kyi.
Os militares declararam estado de emergência por um ano e colocaram o general Min Aung Hlaing no comando do país.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas rejeitou o golpe e pediu "a libertação de todos os detidos, o respeito aos direitos humanos evitando o uso da violência e a restauração do processo democrático".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Durante a oração do Ângelus no domingo, 7 de fevereiro, o Papa Francisco pediu para promover “a justiça social e a estabilidade nacional, para uma convivência harmoniosa”.
Assegurou que acompanhava “com grande preocupação a evolução da situação que se criou em Mianmar, um país que, desde a minha visita apostólica de 2017, carrego no coração com muito afeto”.
Publicado originalmente em ACI Prensa. Traduzido e adaptado por Nathália Queiroz.
Confira também:
VIRAL: Religiosa salva 100 pessoas com oração diante de policiais em Mianmar https://t.co/VUlqtHd8G2
— ACI Digital (@acidigital) March 3, 2021