VATICANO, 12 de out de 2005 às 17:41
Diante de 50 mil fiéis reunidos hoje na Praça de São Pedro com motivo da tradicional audiência das quartas-feiras, o Papa Bento XVI ofereceu uma rica catequese sobre o salmo 121, "Alegria de chegar a Jerusalém, a cidade Santa a que se deseja a paz", em que destacou que a religião bíblica não é abstrata nem intimista, mas é fermento de justiça e solidariedade.Segundo o Santo Padre, o Salmo traça um retrato ideal de Jerusalém em sua função religiosa e social, "mostrando que a religião bíblica não é abstrata nem intimista, mas sim é fermento de justiça e de solidariedade. À comunhão com Deus segue necessariamente dos irmãos entre si".
Depois de observar que "para os Padres da Igreja a Jerusalém antiga era sinal de outra Jerusalém", O Papa recordou que São Gregório Magno, nota que "esta cidade está construída já aqui sobre o comportamento dos Santos. Em um edifício uma pedra sustenta à outra e quem sustenta é a sua vez sustentado por outro. Assim na Santa Igreja cada um sustenta e é sustentado".
"Não se deve esquecer que há um alicerce que suporta todo o peso da construção, e é nosso Redentor, que suporta sozinho os costumes de todos nós em seu conjunto. O alicerce leva as pedras e não é levado pelas pedras; quer dizer, nosso Redentor leva o peso de todas nossas culpas, mas nele não houve nenhuma culpa que suportar".
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Mais adiante, Bento XVI observou que na invocação final do Salmo ressoa a palavra "shalom" (paz) "que alude à paz messiânica que recolhe em si alegria, prosperidade, bem e abundância e antecipa de alguma forma a saudação de São Francisco: 'Paz e bem'".
Terminada a catequese, o Pontífice cumprimentou os peregrinos de língua espanhola, citando em particular "à Federação Madrilena de Famílias Numerosas, aos grupos paroquiais da Espanha e México, assim como aos fiéis da Venezuela e de outros países latino-americanos". Depois de rezar o Pater Noster, deu a bênção apostólica.
Com motivo da audiência pública, o Papa não assistiu à sessão matinal da Assembléia Geral Ordinária do Sínodo de Bispos.