Cidade do México, 14 de abr de 2021 às 12:00
“A diminuição da população católica nesta terra guadalupana é extremamente preocupante”, disse Dom Franco Coppola, núncio apostólico no México, em sua mensagem à 110ª Assembleia Plenária da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM).
“Estamos constatando agora, com maior clareza, quanto -nas últimas décadas- a formação na fé não conseguiu nem consegue, como pensamos ou quisemos, penetrar a fundo os batizados”, lamentou.
A 110ª Assembleia Plenária da CEM está ocorrendo de 12 a 16 de abril deste ano, com 130 bispos mexicanos reunidos por meios eletrônicos devido à pandemia de coronavírus Covid-19.
O núncio apostólico recordou os dados do censo realizado em 2020 pelo Instituto Nacional de Estatística e Geografia (INEGI) e lamentou que, a este ritmo, "a cada 10 anos o número de católicos foi diminuindo, proporcionalmente, em 5%".
Os cristãos evangélicos, por sua vez, aumentaram 7,5% nos últimos 10 anos. Os mexicanos que se declaram "sem religião" passaram de 4,7% em 2010 para 8,1% em 2020.
Para Dom Coppola, “estes dados são ainda mais explícitos se olharmos para as estatísticas das nossas dioceses”, porque enquanto a população mexicana aumentou cerca de 30%, o número dos batizados, por outro lado, diminuiu, e não pouco, mas em 18%" nos últimos 20 anos.
“A diminuição dos matrimônios religiosos parece dramática: em 1998 foram celebrados quase 431 mil, enquanto em 2018, foram 229 mil: ou seja, pouco mais da metade”, acrescentou.
O núncio apostólico lamentou também a diminuição de quase 20% dos seminaristas, e dos religiosos em 60% nas últimas duas décadas.
Nos últimos 20 anos, as ordenações sacerdotais também diminuíram 30%, acrescentou.
“Os efeitos dessa forte diminuição ainda não são vistos no número de membros de nossos presbitérios porque - graças a Deus - nossa expectativa de vida aumentou muito nestes anos. Mas a idade média de nossos padres aumenta cada vez mais”, disse.
Dom Coppola advertiu que “todos esses dados são um alerta para todos nós”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
“Quando estivermos diante d’Ele, o dono da messe nos pedirá contas dos muitos talentos que nos confiou: um povo católico, fiel e devoto de Santa Maria de Guadalupe”, disse.
“Não perdemos uma das cem ovelhas… perdemos um quarto das ovelhas!”, ressaltou.
O núncio lamentou também que atualmente “os jovens não conhecem a alegria do amor nem o projeto que Deus tem para cada um”.
“Nossos jovens ignoram o que é amor, o que é um matrimônio, o que é a família”, disse ele.
Isso ocorre, afirmou, “porque, muitas vezes, não receberam bons exemplos em suas famílias, e também, porque nós, como pastores, não nos encarregamos de sua formação”.
Dom Coppola pediu aos bispos mexicanos que “valorizem com seriedade e eficácia” três instrumentos oferecidos pelo Papa Francisco: a encíclica Fratelli tutti, o Ano de São José e o Ano da Família.
Confira também:
Papa Francisco: A tarefa primordial da Igreja é ser mestra de oração https://t.co/O943rVKdhC
— ACI Digital (@acidigital) April 14, 2021