Vaticano, 26 de abr de 2021 às 11:41
O Papa Francisco recebeu nesta segunda-feira, 26 de abril, no Vaticano um grupo de monjas de clausura que há alguns anos perderam o seu mosteiro num terremoto e as encorajou a que não se cansem de ser uma presença orante e consoladora para a população.
“Queridas Irmãs não se cansem de ser uma presença orante e consoladora para sustentar a população, provada pela terrível experiência e ainda necessitada de conforto e encorajamento”, escreveu o Papa em discurso que foi entregue às irmãs durante a audiência privada.
O mosteiro de Santa Clara está localizado na cidade de Paganica, na região italiana de Abruzzo. Em 2009, o terremoto com epicentro na cidade de L'Aquila destruiu o mosteiro causando a morte da abadessa Madre Gemma Antonucci e ferimentos em outras irmãs.
As religiosas tiveram de se instalar numa estrutura provisória, e só depois de dez anos puderam regressar ao mosteiro restaurado.
Na tragédia, “Deus fortificou todas vocês”, disse o papa às monjas, e recordou a parábola do Evangelho do grão de trigo que deve morrer para dar fruto, para ressaltar que “assim foi também para a sua comunidade monástica”.
“Experimentaram uma grande dor, mas também o cuidado amoroso do Pai celestial e a solidariedade de tantas pessoas”, afirmou.
Da mesma forma, o Santo Padre disse que naquela noite do terremoto “perderam tudo, exceto Deus e a fraternidade” e acrescentou que “a partir destes dois pontos firmes, recomeçaram com coragem”.
“Agora a comunidade está reflorescendo formada por doze religiosas, todas jovens. Esta é a mensagem que vocês dão à população: diante da tragédia é necessário recomeçar a partir de Deus e da solidariedade fraterna. Agradeço-lhes!”, disse o Papa.
O Pontífice aconselhou a seguir o exemplo da Beata Antônia de Florença, que fundou o Mosteiro em 1447, a ser “sempre mulheres pobres e alegres pelo amor do Cristo pobre” para que “fiéis ao carisma recebido de Santa Clara e São Francisco, respondam com generosidade ao desejo que Deus colocou em seus corações, vivendo suas vidas como mulheres consagradas em total adesão ao Evangelho”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
Por fim, o Papa lhes agradeceu pela visita, pelas orações e pelo círio pascal que lhe deram e que decora a capela da Casa Santa Marta porque “através deste símbolo de Cristo, a luz do mundo, vocês estarão espiritualmente presente nas celebrações da Capela”.
“Invoco a luz e a força do Espírito Santo no seu caminho e acompanho-lhes com a Bênção Apostólica que concedo de meu coração. E por favor, continuem a rezar por mim e por toda a Igreja. Obrigado”, concluiu o Papa.
Mosteiro de Santa Clara
As Irmãs Clarissas de Paganica são monjas contemplativas de clausura que vivem do trabalho e da providência.
Para mais informações sobre o mosteiro, clique AQUI.
Confira também:
O amor de Cristo não é “seletivo”, afirma Papa Francisco após o Regina Coeli https://t.co/OtzYNflzq1
— ACI Digital (@acidigital) April 25, 2021