REDAÇÃO CENTRAL, 29 de jun de 2021 às 16:49
No dia 30 de junho comemora-se o 168º aniversário da morte de Pierre Toussaint, ex-escravo que foi proclamado venerável. Para celebrar esse acontecimento seguem dez dados sobre a vida e obra de um dos personagens mais fascinantes do catolicismo nos Estados Unidos:
1. Nasceu escravo e tornou-se livre
O venerável Pierre Toussaint nasceu escravo em 27 de junho de 1766, no Haiti, mas tornou-se um homem livre em Nova York, nos Estados Unidos. Morreu em 30 de junho de 1853, aos 87 anos, sendo considerado o homem mais querido da cidade pela sua exemplar vida católica.
2. Ajudou financeiramente a viúva de seu antigo senhor
Foi trazido como escravo do Haiti a Nova York pela família Bérard. Depois da morte do seu senhor, o venerável Toussaint apoiou financeiramente a viúva de Bérard, por caridade cristã, até que ela se casasse novamente.
3. Trabalhou como barbeiro
Aos 20 anos, ainda escravizado pela família Bérard, aprendeu a cortar cabelo. Tornou-se o barbeiro preferido e, em consequência, confidente da alta sociedade de Nova York.
4. Teve grande profissionalismo e qualidade humana
O venerável Toussaint era muito apreciado pelos seus clientes por suas habilidades profissionais, mas sobretudo porque sempre escutava os problemas de cada um com profunda empatia e com uma perspectiva sobrenatural.
5. Rejeitava a fofoca
Era muito apreciado por honrar a confiança que os seus clientes depositavam nele e se absteve corajosamente das fofocas, em especial quando o instavam a murmurar. “Sou barbeiro, não um jornal de notícias”, respondeu uma vez a um cliente fofoqueiro.
6. Ajudava os pobres e doentes
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O venerável Toussaint uniu-se à Sociedade do Santíssimo Sacramento e à Sociedade da Beneficência na Igreja de São Pedro, sua paróquia em Manhattan. Fazia generosas doações e visitava pessoalmente os doentes e os pobres.
7. Compartilhou sua riqueza com as crianças órfãs
O venerável Toussaint e sua esposa Juliette conseguiram ter seu próprio negócio e construíram um significativo patrimônio. Compartilhavam com os mais necessitados, especialmente com as obras católicas relacionadas ao cuidado dos órfãos, sem se importar com o racismo. Toussaint foi um dos principais angariadores de recursos para o orfanato de Santa Elizabeth Ann Seton, em Nova York, embora o centro só acolhesse crianças brancas.
8. Apoiou a primeira comunidade de irmãs negras
O venerável Toussaint foi um generoso doador e apoiador do orfanato da Congregação das Irmãs Oblatas da Providência, a primeira comunidade de irmãs negras dos EUA.
9. Foi o primeiro leigo a ser enterrado na catedral de São Patrício
Em 1991, o cardeal John Joseph O'Connor iniciou o processo oficial para a sua beatificação e fez com que o seu cadáver fosse exumado e transferido para a catedral de São Patrício, em Nova York, onde foi enterrado. Assim, o venerável Toussaint teve a grande honra de tornar-se o primeiro leigo a ser sepultado na cripta sob o altar principal da igreja mais importante da cidade.
10. Foi declarado venerável por um pontífice santo
Em 1996, o papa São João Paulo II declarou venerável Pierre Toussaint e, com isso, reconheceu a sua vivência e prática das virtudes cristãs em grau heroico, ou seja, de forma excepcional e exemplar.
Confira também:
Missa comemora venerável Amparo Portilla, mãe de família espanhola https://t.co/pKhpEDzPA6
— ACI Digital (@acidigital) June 29, 2021