Armenia, 5 de jul de 2021 às 16:00
Com o apoio da comunidade local, o padre Nelson Duque Marín frustrou um roubo na igreja de São Marcos Evangelista, na Colômbia, sede de sua paróquia. Ele exortou os agressores a não procurar o caminho fácil, mas a mudar o rumo das suas vidas e reconciliar-se com Deus.
A paróquia São Marcos Evangelista pertence à diocese de Pereira, capital de Risaralda. Segundo o jornal El Diario, de Pereira, um grupo de homens rondaram a casa paroquial na quarta-feira, 30 de junho, e tentaram roubá-la entre as 10h e 11h da manhã.
Noticias Caracol informou que, enquanto o sacerdote estava reunido com quatro paroquianos, dois homens entraram na casa paroquial dizendo que “iam fazer uma doação”. Mas amordaçaram todos e começaram a buscar os objetos de valor da paróquia.
“Fomos subjugados, amarrados, e atirados no chão. Logo, eles roubaram os objetos”, contou o padre Nelson Duque à TV Caracol. “Nos ameaçaram com armas. Puseram armas no nosso estômago, a mim e aos da casa paroquial, e nos amarraram ameaçando-nos. Nos diziam que, se não colaborássemos, poderia acontecer algo pior”, acrescentou.
Em um ato de coragem, o padre Duque Marín “conseguiu soltar-se e se dirigiu à sacada para pedir ajuda”. A comunidade local, que já suspeitava do que acontecia, chamou imediatamente a polícia, informou o jornal.
Em declarações à Noticias Caracol, o sacerdote informou que uma será celebrada uma missa em desagravo à “profanação do templo”.
Receba as principais de ACI Digital por WhatsApp e Telegram
Está cada vez mais difícil ver notícias católicas nas redes sociais. Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
O coronel Aníbal Villamizar, comandante da Polícia Metropolitana de Pereira, informou à Noticias Caracol que seis criminosos foram capturados. Eles são integrantes de uma quadrilha, têm antecedentes criminais e portavam identidades falsas.
A polícia também apreendeu um revólver, duas armas de balas de borracha, a moto e o veículo dos assaltantes, além de recuperar uma grande quantidade de dinheiro.
Segundo El Diario, acredita-se que os sujeitos sabiam que o sacerdote guardava dinheiro para a compra de materiais para a reparação da paróquia.
Confira também:
Roubo de relíquias em alta: A de São João Paulo II é a última de uma longa série https://t.co/bIvaORuYBD
— ACI Digital (@acidigital) September 30, 2020